SMAS de Sintra renovam revestimento de contentores em São Marcos e no Casal do Cotão

SMAS de Sintra renovam revestimento de contentores em São Marcos e no Casal do Cotão

Categoria Ambiente, Resíduos

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a proceder à requalificação da contentorização em São Marcos e no Casal do Cotão, na União das Freguesias de Cacém e São Marcos, através da renovação do revestimento dos equipamentos. Além da reabilitação dos contentores, o novo revestimento assume-se como um inovador suporte comunicacional, desafiando os munícipes a fazerem melhor pela sustentabilidade ambiental, refere um comunicado.

Em São Marcos e no Casal do Cotão, os SMAS de Sintra estão a requalificar 115 contentores enterrados, divididos por 28 locais de deposição, replicando uma intervenção já realizada, em 2020, na Portela de Sintra. Também na Praia Grande, a renovação da contentorização, concretizada no ano passado, apela à adoção de boas práticas ambientais por parte dos cidadãos, neste caso assente na mensagem de que “O que não acaba aqui, acaba no Mar”.

“Separe e acondicione os seus resíduos”, “Coloque os resíduos dentro dos contentores”, “Se o contentor estiver cheio, procure o mais próximo” são alguns dos conselhos que constam do revestimento em instalação na União das Freguesias de Cacém e São Marcos, centrados na mensagem “Fazer melhor pela sustentabilidade ambiental”. Os novos revestimentos, que incluem imagens digitais impressas em grande formato, contemplam ainda informação sobre recolha de materiais volumosos (monos) e resíduos verdes, apelando ao cumprimento das regras de deposição e enunciando as implicações monetárias que decorrem da deposição ilegal, lê-se num comunicado divulgado pelos SMAS de Sintra.

Esta entidade está a investir quatro milhões de euros na renovação de contentorização em vários pontos do concelho, com as principais intervenções em curso na Serra das Minas, com instalação de 195 equipamentos; na Tapada das Mercês (231); em Mem Martins (234) e nas zonas balneares e localidades adjacentes da área litoral (174). Também no Algueirão, no âmbito da empreitada de requalificação da rede de abastecimento de água, está prevista a instalação de 170 contentores enterrados.