Tiago Brandão Rodrigues esteve na 5ª edição do BioBlitz

Tiago Brandão Rodrigues esteve na 5ª edição do BioBlitz

Categoria Advisor, Agenda

Teve lugar ontem, dia 18 de abril, na Fundação de Serralves, a visita do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, à 5ª edição do BioBlitz – “Descobre a Natureza do Parque de Serralves”, que decorre até esta sexta-feira para escolas e no fim de semana, de 21 a 23 de abril, para o público. Esteve também presente o presidente do Conselho de Administração da Lipor, Aires Pereira.

Realizado em parceria com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) e com o apoio da LIPOR, o Bioblitz visa promover a divulgação e difusão do conhecimento científico sobre a biodiversidade urbana através do contacto com investigadores, assim como da participação em atividades educativas gratuitas, de teor científico e pedagógico.

Organização quer ultrapassar número de participantes da edição anterior

Segundo comunicado da Lipor, a iniciativa contou com a presença de 23.199 participantes em 2017, dos quais 16.156 foram público escolar. Nesta 5.ª edição, a iniciativa conta já com a presença de mais de 17 mil participantes, avança, sublinhando que estes são “números que têm vindo a aumentar ao longo da semana”.

A edição de 2018 apresenta um Bioblitz com 10 temáticas nucleares: árvores e arbustos; briófitas; líquenes; cogumelos; micromamíferos; aves; insetos; morcegos; anfíbios; e répteis. Todas elas são trabalhadas através de três tipologias de oficinas assumidas por educadores do Serviço Educativo de Serralves e do CIBIO, num total de 750 oficinas por semana, nomeadamente a arte, o ambiente e a ciência.