Trail do Lince espera sensibilizar participantes na preservação da espécie

Trail do Lince espera sensibilizar participantes na preservação da espécie

A 2ª edição do Trail do Lince, com o mote “Eu corro pelo Lince Ibérico e tu?”, que se realiza a 8 de outubro em Silves e Monchique, foi apresentada esta manhã no Jardim Zoológico de Lisboa. O Trail do Lince apresenta-se como o único evento desportivo que oferece aos seus participantes a possibilidade de contribuírem e percorrerem os trilhos do habitat natural desta espécie de felinos, que se encontra em vias de extinção, e com o intuito de sensibilizar a sua preservação.

Martim Azevedo, CEO da Fire!, entidade organizadora da prova, explicou que “o Trail vai muito além do desporto, pois é uma forma natural e ativa de se ajudar na preservação de uma espécie que no final do século XX foi praticamente dada como extinta. Este é um trail que pretende reunir trail runners, runners e amantes da natureza com percursos que podem ser feitos de forma individual, nos segmentos femininos e masculinos, e ainda por equipas, nos formatos de Trail Longo de 30Km e Trail Curto de 12Km, existindo também um registo mais familiar com a Caminhada. Após o sucesso da primeira edição do Trail do Lince que contou com mais de 300 participantes, prevemos duplicar o número de inscrições e unir a população, organizações não-governamentais, Estado e empresas pela reintrodução desta espécie no seu habitat natural.”

Ângela Morgado, Acting Manager da WWF Mediterranean Portugal, adiantou que “a conjugação do desporto, do bem-estar e da qualidade de vida com a proteção da natureza e da vida selvagem fazem deste Trail do Lince uma iniciativa diferenciadora. Esta poderá ser uma forma de mostrar o poder que cada um de nós tem na proteção do planeta, ao caminharmos por uma causa natural e ambiental”.

O presidente da Direção Nacional da LPN, Tito Rosa, sublinhou que “por decorrer no habitat natural desta espécie e por ter uma forte componente de sensibilização ambiental, este Trail é para a Liga para a Proteção da Natureza uma importante ação para este fim, ao mesmo tempo que reforça junto das comunidades a valorização e identificação local com este símbolo do nosso património natural.”

Para Teresa Fernandes, porta-voz da empresa e responsável de comunicação da Águas do Algarve, “é fundamental apoiar uma causa como esta, que pretende alertar e informar a comunidade nacional e internacional, para o perigo de extinção deste felino, ao mesmo tempo que promove a sua salvaguardar”.

O evento contou ainda com a presença de várias figuras públicas que apadrinham a causa, nomeadamente o manequim Mário Franco que dá a “cara” pela iniciativa, o jornalista e apresentador Luís Costa Branco, que foi moderador, o ator Alexandre Silva, a apresentadora Carina Vaz, o CEO do grupo FALX Marcelo Kapel, o atleta António Nascimento, o publisher da Playboy Portugal Bernardo Coelho e a empresária Paula Nabais.

A apresentação da prova incluiu no final uma visita à Tapada do Lince Ibérico do Jardim Zoológico para os convidados ficarem a saber mais sobre este animal selvagem em vias de extinção, que tem a particularidade de ser quase impossível avistar-se.

O apoio à causa poderá ser feito através do pack “Adota um Lince Ibérico e dá o 1º passo para o Trail”, disponível em qualquer loja Fnac e no website oficial, que inclui um peluche da mascote por 19.99€, com 5€ a reverter para a Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e World Wide Fund (WWF) – organizações que contribuem ativamente na preservação desta espécie.