Transportes Pascoal distribui mil árvores pela população da freguesia de Barcouço

Transportes Pascoal distribui mil árvores pela população da freguesia de Barcouço

No Dia Mundial da Árvore, que se assinala amanhã, dia 21 de março, a empresa Transportes Pascoal vai distribuir mil árvores às populações atingidas pelos incêndios que consumiram uma grande área de floresta, em 2017, na freguesia de Barcouço, no concelho da Mealhada.

A iniciativa “Um presente de todos nós para o Planeta”, que irá ter início pelas 10 horas no Parque Adriano J. Barata Martins, em Barcouço,,representa um investimento total de 7500 euros. A plantação das árvores estará a cargo das crianças do Jardim de Infância Drª Odete Isabel. Meia hora depois será feita uma plantação simbólica num jardim público de Barcouço, seguindo-se a distribuição de árvores à população inscrita.

Às 14 horas, haverá uma atividade escolar, no Parque Adriano J. Barata Martins, no âmbito da “Rota pela Floresta”. As 14:30, no mesmo local, a empresa Transportes Pascoal continuará a distribuir árvores à população.

“Vimos a nossa floresta ardida”

As árvores autóctones que a Transportes Pascoal irá oferecer – pinheiros mansos, freixos, carvalhos alvarinhos, sobreiros, medronheiros, teixos, ulmeiros e amieiros – e que visam reabilitar as zonas de floresta são provenientes dos viveiros da Fundação Mata do Bussaco. Isso significa que são todas elas certificadas com o selo FSC (gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável).

“Saber que estamos a ajudar quem precisa, que estamos a contribuir para melhorar o planeta, a natureza, o meio ambiente e em particular a freguesia e o concelho onde temos a nossa empresa sediada é algo que nos enche de satisfação. É um orgulho para nós e um sentimento de dever cumprido”, afirma o sócio-gerente da Transportes Pascoal, em comunicado.

José Pascoal, sócio-gerente da empresa Transportes Pascoal.

José Pascoal acrescenta: “Vimos a nossa floresta ardida – só na freguesia de Barcouço as chamas consumiram uma área de 822 hectares – e entendemos que não podíamos permanecer indiferentes a este flagelo”. “Decidimos, então, trocar as habituais prendas de Natal por árvores no contexto de uma ação, que apelidámos de ‘Neste Natal vamos plantar o futuro!’, e com o apoio do presidente da Junta de Freguesia local, João Cidra Duarte, unimos esforços e avançámos para a compra das árvores à Fundação Mata do Bussaco, ajudando também, deste modo, a própria reabilitação da Mata Nacional do Bussaco, que é candidata a Património Mundial da UNESCO”, sublinha.

“É importante para nós ajudar a reduzir a nossa pegada de carbono no mundo, contribuindo assim para um planeta mais verde e mais saudável. Reduzir a quantidade de dióxido de carbono que libertamos para a atmosfera diariamente passa pela alteração de hábitos e também por gestos como este”, afirmou José Pascoal.

Na opinião do presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, “esta iniciativa da Transportes Pascoal é de uma generosidade acima de qualquer adjetivo que possamos usar”. “É muito bom constatar que há empresas que efetivamente materializam na prática aquilo que apregoam, ou seja, que verdadeiramente cumprem a sua responsabilidade social e ambiental, com ações, como esta, de elevada importância, que efetivamente ajudam a melhorar a nossa floresta. Ações que devem ser seguidas por muitos outros”, conclui.

*Foto de Lusa