“Turma Imbatível” do Lidl regressa às escolas com novidades para promover hábitos mais sustentáveis

“Turma Imbatível” do Lidl regressa às escolas com novidades para promover hábitos mais sustentáveis

O projeto “Turma Imbatível” regressa às escolas num formato inovador, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a importância de adotarem um estilo de vida sustentável.

Dando continuidade ao seu programa educativo, através do qual já impactou mais de 70 mil alunos nos últimos oito anos, o Lidl está de volta às escolas com o apoio a Direção-Geral da Educação (DGE), Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com o objetivo de sensibilizar para uma mudança de comportamentos, procurando incutir novos e bons hábitos – mais sustentáveis e responsáveis – às crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de forma lúdica e divertida, explorando temas alinhados com o currículo nacional para a Educação e Cidadania e a Estratégia de Educação Ambiental.

Sem perder a essência, a Turma Imbatível surge reinventada nesta nova edição, apresentando-se como uma peça de teatro interativa — “Turma Imbatível – Uma Aventura e Peras!” –, focada na ‘viagem’ da Pera Rocha do Oeste. Tão saudável quanto nacional, esta pera assume o protagonismo permitindo reforçar junto das crianças que está tudo ligado, passando por temas como a alimentação saudável, a cadeia de valor e certificação dos alimentos, a economia circular e o consumo responsável.

Nesta peça, a Senhorita Peras e o Inspetor Pereira vão tentar desvendar o mistério do Oeste, com a ajuda da Abelha Amélia e do Esquilo Esquecido, entre outras personagens, que, de forma divertida e através de mensagens simples e eficazes, abordam uma série de comportamentos que podem ser integrados no dia a-dia dos mais jovens, para um estilo de vida mais sustentável.

Para além da parceria com a DGE, DGS e APA, o projeto – que visitará 100 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, de norte a sul do país – conta também com o apoio da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha. Para além de assistirem à peça, as crianças poderão igualmente aceder a fichas do projeto e apoio curricular sobre os temas disponibilizados no site da Turma Imbatível.

De acordo com Vanessa Romeu, diretora de comunicação corporativa do Lidl Portugal, “a continuidade da Turma Imbatível demonstra que é um projeto que tem tido uma enorme aceitação junto da comunidade escolar, que nos deixa muito orgulhosos e que responde a um dos nossos princípios centrais de atuação, a promoção de estilos de vida sustentáveis, sobretudo junto das novas gerações”.

Sobre a edição deste ano, a responsável acrescenta que: “Sendo a Pera Rocha do Oeste um símbolo nacional, no qual o Lidl tem tido um trabalho de proximidade juntos dos produtores na garantia de uma produção sustentável, entendemos que a sua cadeia de valor seria o mote perfeito para a divulgação das mensagens de comportamentos responsáveis que pretendemos transmitir, e por isso decidimos colocá-la no centro de uma peça de teatro interativa, aportando inovação ao projeto.”

Maria João Gregório, diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direção-Geral da Saúde refere que “a Direção-Geral da Saúde não pode deixar de apoiar projetos como o ‘Turma Imbatível’ em que se incentiva a promoção de uma alimentação saudável e sustentável junto da população”.

Por sua vez, José Carlos Sousa, diretor de Serviços de projetos Educativos da Direção-Geral da Educação afirma que “esta nova fase da Turma Imbatível vem contribuir para que as crianças adquiram melhores hábitos alimentares e compreendam as estreitas relações entre alimentação, ambiente e sustentabilidade”.

Nas palavras de Domingos dos Santos, presidente da ANP, “todas as parcerias entre os diversos agentes da fileira agroalimentar são fundamentais para promover uma alimentação saudável, sustentável e responsável. Esta iniciativa do Lidl é de louvar, pois não podemos continuar a desvalorizar a qualidade dos nossos produtos e da contribuição destes para o bem-estar da sociedade”.