“Uma Gota de Água, Uma Gota de Óleo” desafia 52 mil alunos de todo o país

“Uma Gota de Água, Uma Gota de Óleo” desafia 52 mil alunos de todo o país

O desafio PRIO “Uma Gota de Água, Uma Gota de Óleo” que alerta para a importância da reciclagem dos óleos alimentares usados chega a mais de 50 mil alunos de todo o país. Esta iniciativa, que resulta de um protocolo de cooperação entre a PRIO e a Associação Bandeira Azul da Europa, pretende consciencializar as crianças, jovens, professores e famílias para a importância da reciclagem de óleos alimentares usados, particularmente para a qualidade da nossa água.

Foi lançado um desafio à escala nacional, a todas as escolas do País, para que apresentem um trabalho, que visa por um lado motivar a investigação sobre a importância do correto encaminhamento dos óleos alimentares usados, a poluição das águas e a economia circular e, por outro, incentivar à mudança de hábitos no dia-a-dia.

Lê-se no comunicado enviado pela PRIO que “já se inscreveram no desafio 173 Eco-escolas de todo o País, cerca de 52.000 alunos no total, que terão até 15 de maio submeter os trabalhos produzidos. Aos autores dos 5 melhores trabalhos por escalão, serão atribuídos prémios destinados à escola, professor/coordenador(a) e 4 alunos”.

Sobre o tema “Uma gota de água e uma gota de óleo” é proposto aos alunos do 1º ciclo a criação de uma História coletiva em que devem apresentar as aventuras das duas gotas. Para os alunos do 2º e 3º ciclo propõe-se a criação de uma História em Banda de desenhada e para o ensino secundário, profissional e universitário a PRIO e a ABAE desafiam os estudantes a fazerem um vídeo campanha de 1 minuto que alerte para a importância da separação e reciclagem dos óleos alimentares usados.
Calcula-se que atualmente, 60% de todo o óleo alimentar usado produzido tenha como principal destino a rede de esgotos, provocando um elevado impacto negativo na preservação dos ecossistemas marítimos. Por cada litro de óleo alimentar usado que reciclamos estamos a contribuir para salvar 1 milhão de litros de água. Adicionalmente ao reciclarmos estamos a contribuir para que possa ser transformado em biocombustível ao invés de ser depositado nos esgotos e no mar de Portugal.

A PRIO conta atualmente com cerca de 254 postos de combustível em todo o País, cujo os principais estão equipados com um oleão PRIO Top Level, onde se poderá deixar o óleo alimentar usado, sem qualquer custo.