“Unidos Contra o Desperdício” partilha 10 dicas para reduzir o desperdício alimentar

“Unidos Contra o Desperdício” partilha 10 dicas para reduzir o desperdício alimentar

O Movimento “Unidos Contra o Desperdício” assinala o Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, com a partilha de dicas para ajudar todos os portugueses no combate ao desperdício, dentro das suas próprias casas. Esta iniciativa tem como principal objetivo “alertar e consciencializar a população para a importância do tema”, refere o Movimento em comunicado.

Segundo o Movimento, “um terço da produção alimentar mundial é desperdiçada e 17% da comida é deitada fora ainda antes de chegar aos consumidores”. A organização alerta que “são números que impressionam” sobretudo “se pensarmos nos recursos envolvidos na respetiva produção e no número de pessoas com fome que poderiam ter acesso a estes alimentos”. Assim, é “fundamental que o combate ao desperdício seja um conceito integrante de toda a sociedade”, seja das pessoas, seja das empresas, seja dos poderes públicos e se transforme num “compromisso com as gerações futuras”.

Para assinalar a efeméride, o Movimento apela assim à luta contra o desperdício e, em simultâneo, alerta para o problema da fome. Para apoiar a divulgação desta mensagem vão ser desenvolvidas diversas ações que pretendem envolver os portugueses, incentivando comportamentos tão simples do quotidiano que podem fazer toda a diferença na quantidade de desperdício alimentar que é produzida diariamente: “Estima-se que 40% do desperdício alimentar ocorre a nível doméstico pelo que o envolvimento das famílias é essencial no seu combate”, alerta o Movimento.

Nesse dia, será lançado um desafio nas redes sociais que passa pela publicação da fotografia de um alimento ou de prato de comida a que se retira um terço, num alerta para a importância do desperdício.

Para Charlotte Seabra, coordenadora do Movimento “Unidos Contra o Desperdício”, “apresentamos hoje 10 dicas para diminuir o desperdício de alimentos dentro das nossas casas. Ao longo do ano vão ser apresentadas outras ideias e partilhadas boas práticas, seja a nível doméstico, seja nas empresas de vários sectores, d restauração e hotelaria, da agricultura, da distribuição e da logística. Os números falam por si: no mundo, um terço dos alimentos são desperdiçados, na Europa 88.000.000 toneladas e em Portugal 1.000.000 toneladas, segundo dados da FAO. Estas quantidades são suficientes para acabar com a fome no mundo. Queremos que todos assumam um compromisso com o Movimento e, para tal, convidamos todos a que se juntem a nós pois unidos fazemos a diferença.” acrescenta.

Conheça as 10 dicas do “Unidos Contra o Desperdício”:

  1. Planeie as refeições e elaborar uma lista de compras antes de ir ao supermercado.
  2. Cozinhe apenas as quantidades necessárias para o número de pessoas que vão consumir a refeição.
  3. Coloque os produtos com data de validade mais curtas à vista no frigorifico.
  4. Comece por utilizar os hortícolas e as frutas mais maduras e só depois as mais verdes.
  5. Utilize a fruta madura para preparar batidos de fruta ou purés de fruta.
  6. Se tem sobras, invente ou procure receitas que permitam o reaproveitamento.
  7. Congele a comida confecionada que sobrar ou guarde-a no frigorífico em recipientes apropriados para ser consumida no dia seguinte.
  8. Aproveite a água da cozedura dos legumes para a sopa.
  9. Use a casca de alguns produtos hortícolas ou frutas (cebola, limão, laranja, curgete, etc.) para fazer chá ou compotas.
  10. Partilhe as sobras com amigos, vizinhos, familiares.