“Vamos Limpar a Europa!” é o novo movimento europeu

“Vamos Limpar a Europa!” é o novo movimento europeu

De acordo com a Lipor, todos os anos, milhões de toneladas de resíduos são lançados nos oceanos, praias, florestas e noutros lugares da natureza. As principais causas apontadas são os “padrões insustentáveis de produção e consumo das nossas sociedades, as más estratégias de gestão de resíduos e a falta de consciencialização da população”.

De forma a reduzir a quantidade de lixo abandonado na natureza e a dar visibilidade a esta questão, a EWWR (Semana Europeia da Prevenção de Resíduos) coordena uma ação anual de “Dia de Limpeza” em toda a Europa. A nova campanha “Vamos Limpar a Europa!” realiza-se entre os dias 1 de março e 30 de junho e pretende reunir várias iniciativas de forma a promover um Dia de Limpeza em toda a Europa que tenha lugar no mesmo dia em todo o continente Europeu, envolvendo e chegando ao maior número possível de cidadãos.

“Fazendo parte desta ação e ajudando a limpar o meio ambiente”, os participantes poderão ter “consciência da quantidade de resíduos que está a ser abandonada na sua área envolvente”. Esta ação proporciona uma oportunidade única de aumentar a “consciencialização do cidadão sobre o problema do lixo e ajudar a mudar os seus comportamentos”, explica a entidade.

Responsável pelo registo das ações submetidas, a Lipor faz a ligação com o Secretariado Europeu da iniciativa. Saiba tudo aqui.