Visa alcança objetivo ‘Eletricidade 100% Renovável’

Visa alcança objetivo ‘Eletricidade 100% Renovável’

Categoria Advisor, Empresas

A Visa Inc. (NYSE: V) anuncia que conseguiu alcançar o objetivo de utilizar energia elétrica 100% renovável até 2020. Este marco reforça o compromisso da empresa em “conduzir de forma responsável e sustentável todas as suas operações à escala global, compostas por 131 escritórios em 76 países e quatro centros globais de processamento”, pode ler-se no comunicado. Desde que, em 2018, definiu o objetivo ‘100% renovável’, a Visa trabalhou de forma rápida em todas as suas instalações espalhadas pelo mundo para garantir um mix sustentável de energias renováveis, tais como a solar e a eólica.

“Na Visa, fazer mudanças significativas no sentido da criação de um futuro sustentável e inclusivo, é encarado como uma responsabilidade mas também como uma oportunidade”, afirma Al Kelly, CEO da Visa Inc. “Tenho um grande orgulho nos investimentos que fizemos nas nossas infraestruturas e que nos possibilitaram alcançar este importante marco na área das energias renováveis. Vamos continuar a dar prioridade ao papel relevante que o nosso negócio e indústria têm na transição para uma economia global mais limpa”.

Ao trabalhar com entidades locais e prestadores de serviços de eletricidade mais competitivos, a Visa conseguiu avaliar as melhores opções disponíveis em cada um dos países e optar pelos que iam ao encontro da abordagem pretendida. A empresa fez investimentos locais em eletricidade renovável nos mercados onde tem as suas principais instalações – quatro espaços, nos Estados Unidos da América e no Reino Unido -, que representam 80% do seu consumo de eletricidade à escala global. Exemplos de ações específicas são a inscrição nos programas de eletricidade renovável oferecidos pela Total Energy no Reino Unido, pela Xcel Energy no Colorado, pela Austin Energy no Texas e pela Peninsula Clean Energy na área da Baía de São Francisco.

Tendo em vista este compromisso, a Visa juntou-se e acompanhou as diretrizes do RE100 (uma colaboração global de empresas influentes, liderada pela The Climate Group em parceria com a CDP, focada em alcançar um consumo energético 100% renovável); tornou-se membro da Aliança de Compradores de Energias Renováveis (REBA); e assinou a Carta de Princípios dos Compradores de Energias Renováveis.

Ao comprar energia 100% renovável, a Visa reduziu as emissões das operações das suas unidades e centros de dados em quase 90%, quando comparados com quadros de referência de 2014, mitigando assim o impacto das emissões de gases com efeito de estufa (emissões de Scope 2).

“Damos os parabéns à Visa por terem alcançado o objetivo ‘eletricidade 100% renovável’ – mostra que é possível as empresas transitarem de forma rápida para energias limpas”, declara Amy Davidsen, diretora Executiva do The Climate Group. “Foi impressionante a capacidade da Visa de trabalhar com outros intervenientes para aumentar a utilização de eletricidade renovável. Ações de liderança como esta aceleram a mudança nos mercados e reduzem as emissões de gases com efeito de estufa.”

A Visa vai continuar empenhada em promover um futuro mais sustentável, não só no seio da sua atividade, mas também no ecossistema mais abrangente no qual se move. A uma escala global, a Visa implementou medidas de eficiência energética, tais como o compromisso com o design de edifícios e operações – com base na Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED); melhorando sistemas de iluminação e AVAC; e exigindo que, no mínimo, 90% dos novos produtos eletrónicos nos seus maiores campus corporativos estejam de acordo com os padrões de certificação Energy Star ou EPEAT (Ferramenta de Avaliação Ambiental de Produtos Electrónicos).

“Com o mundo cada vez mais focado em desafios globais como as alterações climáticas, reconhecemos e compreendemos a necessidade de desempenhar um papel na construção de um futuro mais sustentável”, refere Douglas Sabo, vice-presidente e Head of Corporate Responsability and Sustainability na Visa Inc. “Este feito demonstra o quão dedicada a Visa está a implementar práticas de negócio mais sustentáveis e a liderar este movimento”, acrescenta.

Esta conquista está alicerçada numa estratégia mais ampla de sustentabilidade da Visa, já reconhecida pela indústria. A Visa integra o Dow Jones Sustainability North American Index desde 2017, é membro do FTSE4Good Index, e foi nomeada ‘Outperformer’ no setor de Software e Serviços pela Sustainalytics em 2018.

Foto: Relatório de Responsabilidade e Sustentabilidade Corporativa de 2018 da VISA