“Worten Transforma” apoia com 75 mil euros instituições de solidariedade social de todo o país

“Worten Transforma” apoia com 75 mil euros instituições de solidariedade social de todo o país

O programa de sustentabilidade “Worten Transforma” conseguiu, em 2019, recolher 6002 toneladas de REEE, 842 das quais recolhidas em dezembro, durante a campanha de Natal da marca. No site da marca pode ler-se que este valor representa mais do dobro do registado em igual período do ano anterior. Este resultado anual, ao nível da recolha e reciclagem de resíduos, irá agora resultar na “doação de 75.000€, em novos equipamentos, para cerca de 100 instituições de solidariedade social de norte a sul do País, conforme compromisso da marca”.

A diretora de Marketing da Worten, Inês Drummond Borges, evidencia que “queremos que os portugueses vejam a Worten como o local de eleição onde podem entregar os eletrodomésticos que já não usam, sabendo de antemão que, com isso, a Worten está a contribuir para a economia circular em dois níveis: reciclando os equipamentos antigos e equipando, todos os anos, centenas instituições com novos equipamentos que irão contribuir para uma maior qualidade de vida e bem-estar dos respetivos utentes”.

O programa “Worten Transforma” tem na sua génese dois eixos importantes: por um lado, existe para garantir aos portugueses o correto encaminhamento para reciclagem dos equipamentos elétricos, cujos resíduos são altamente nocivos para o ambiente; por outro lado, para que a marca tenha um papel ativo nas comunidades onde está inserida, contribuindo para atenuar muitas das carências sentidas pelos utentes e pelo pessoal técnico que trabalha diariamente nas IPSS em Portugal.

Campanha “Transforma este Natal”

Precisamente, para reforçar o seu posicionamento como marca sustentável e próxima das comunidades locais, a Worten decidiu integrar, em dezembro de 2019, este seu programa na sua campanha de Natal. O balanço foi bastante positivo: “Com esta campanha, que foi comunicada em TV, digital, folheto, online e ponto de venda, mais do que duplicámos o volume de toneladas recolhidas em dezembro de 2018, o que nos vai permitir apoiar muitas instituições, ao longo de 2020”, explica Inês Drummond Borges.

Para a ERP Portugal, entidade parceira do programa desde o seu arranque, “o aumento de toneladas recolhidas nas lojas Worten, com esta campanha, superou grandemente as nossas expectativas e veio demonstrar que os portugueses, quando chamados a ajudar, mostram-se sempre à altura. Por outro lado, também veio demonstrar que, para reforçarmos a mensagem sobre o correto encaminhamento destes resíduos para reciclagem, é fundamental a participação de todos”, refere Rosa Monforte, diretora Geral.

Também Isabel Jonet, presidente do Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA, entidade que seleciona as instituições beneficiárias do ‘Worten Transforma’, se mostra radiante com os resultados. “É muito importante para as instituições de solidariedade poderem contar, todos os anos, com este programa da Worten, que tem um elevado impacto no dia-a-dia dessas instituições, permitindo que os equipamentos doados melhorem o serviço que prestam às pessoas carenciadas que apoiam. Trata-se de um programa que, no fundo, congrega a sociedade civil e um conjunto de parceiros em torno da sustentabilidade ambiental e social”, defende Isabel Jonet.

Em dez anos, mais de 2 milhões de euros doados em equipamentos novos

Em dez anos, e contabilizando com o ano transato, o programa ‘Worten Transforma’ permitiu já reciclar mais de 55 mil toneladas de equipamentos antigos e doar mais de 22 mil novos equipamentos, num investimento superior a 2 milhões de euros, a milhares de instituições portuguesas, impactando diretamente perto de 600 mil utentes.

“Worten Transforma” conta com a parceria da ERP Portugal, entidade responsável pela gestão dos resíduos elétricos e eletrónicos, e do Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA, entidade que seleciona as instituições beneficiárias, ou seja, aquelas que irão receber os novos equipamentos oferecidos pela Worten, no âmbito deste projeto.

Foto cedida pela Worten