Worten Transforma já permitiu a recolha de 60.922 toneladas de REEE

Worten Transforma já permitiu a recolha de 60.922 toneladas de REEE

Categoria Ambiente, Resíduos

O Worten Transforma é o programa de sustentabilidade da marca, que, desde 2009, alia a componente ambiental de recolha e reciclagem adequadas do lixo eletrónico à componente social de apoio a inúmeras instituições nacionais, através da doação de equipamentos novos.

Entre março e maio do ano de 2020, o programa correspondeu às necessidades prementes de 72 instituições com a doação de 335 equipamentos novos, desde tablets a portáteis, passando por desktops, monitores, intercomunicadores, mas também micro-ondas, máquinas de lavar roupa e frigoríficos.

Em 2020, este programa de responsabilidade ambiental e social  teve duas campanhas de comunicação: a primeira em junho, que resultou na recolha de 582 toneladas de REEE e no apoio a mais de 70 instituições, que receberam perto de 150 equipamentos novos, e a segunda já no final do ano, em dezembro, a qual permitiu a recolha de 619 toneladas de lixo eletrónico, traduzindo-se na doação total, referente à edição do ano passado, de 150 mil euros, em equipamentos tecnológicos novos, para hospitais, escolas e IPSS de todo o país.

Em comunicado, Inês Drummond Borges, diretora de marketing da Worten, lembra que, “a partir de março de 2020, na sequência da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a marca teve de ajustar-se rapidamente a uma nova realidade, que também se fez sentir na área da responsabilidade social”. Por isso, “alargámos o espectro de entidades beneficiárias do Worten Transforma às instituições de saúde e ensino, porque, de facto, estas tornaram-se ainda mais vulneráveis com toda esta situação, concentrando esforços no apoio ao bem-estar de doentes e profissionais de saúde e na redução das assimetrias que o ensino à distância veio agudizar”, acrescenta.

Entre 2009 e 2020, o programa Worten Transforma já impactou mais de meio milhão de pessoas e investiu mais de 2 milhões de euros para lhes garantir uma maior qualidade de vida e bem-estar. “Nesta altura, um smartphone pode ser a única ferramenta disponível para a comunicação à distância entre doentes internados em Unidades de Cuidados Intensivos e os seus familiares; ter equipada uma das tantas copas improvisadas nos hospitais, de norte a sul do país, pode ser a diferença entre um profissional de saúde ter ou não acesso a uma refeição quente; e um tablet pode permitir a uma família manter o seu filho a par dos conteúdos fornecidos pelo seu agrupamento escolar, que, de outra forma, não acompanharia.”, diz Inês Drummond Borges.

A esse impacto socioeconómico, acrescente o fator ambiental: “desde 2009, o Worten Transforma já permitiu a recolha de 60.922 toneladas de REEE, um volume considerável que a marca pretende reforçar em 2021, de acordo com o seu compromisso de ter uma palavra a dizer no tratamento adequado do lixo eletrónico, cujos resíduos são altamente prejudiciais para o homem e para o planeta”, precisa o comunicado da Worten.

Desde o seu arranque, em 2009, que o programa tem como parceiros a ERP Portugal, responsável pela gestão dos REEE, e o Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA, que confirma as necessidades das instituições, garantindo a sua inclusão na lista de beneficiários nas diferentes edições do programa.

Para Rosa Monforte, diretora-geral da ERP Portugal, “num ano especialmente desafiante, orgulhamo-nos de, uma vez mais, os portugueses terem respondido ao desafio de entregar os seus resíduos, com o objetivo de ajudar quem mais precisa, numa altura em que a tecnologia se tornou fundamental para encurtar distâncias, facilitar a comunicação e minimizar os impactos da pandemia. Esta campanha, além do seu cariz social, possibilitou, igualmente, reduzir os impactos ambientais traduzidos na reciclagem destes resíduos, minimizando, assim, a nossa pegada ecológica e contribuindo para um Planeta mais sustentável. Reciclar ajuda a transformar vidas e é muito gratificante para nós fazermos parte de iniciativas como esta”.

Também, Isabel Jonet, presidente da ENTRAJUDA, afirma que “a iniciativa da Worten, este ano vocacionada para apoio aos setores da saúde e da educação, tem elevado impacto e alia duas vertentes que aqui se completam: a ambiental, ao incentivar a entrega de equipamentos que já não são usados para serem encaminhados para reciclagem, e a social, ao distribuir eletrodomésticos, portáteis e tablets a entidades que deles necessitam, mas não têm capacidade de os adquirir. É uma iniciativa exemplar em termos de sustentabilidade que se renova anualmente e da qual a ENTRAJUDA se orgulha de ser parceira desde o seu início”