XXII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental em abril

XXII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental em abril

Categoria Advisor, Agenda

Entre os dias 8 e 10 de abril a Escola Superior de Educação de Viseu recebe as XXII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental. Com o tema “Encruzilhadas para a participação, cooperação e paz”, o encontro contará com apresentações, conferências, oficinas e rodas de conversas divididas em quatro eixos temáticos, que discutirão o papel dos jovens nas cidades sustentáveis, a ecocidadania e a ciência cidadã, projetos e desafios para a cooperação nacional e internacional e os princípios e valores da Carta da Terra na educação para a paz.

As XXII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental são organizadas pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com a Câmara Municipal de Viseu e o Instituto Politécnico de Viseu, que traz para o encontro convidados nacionais e internacionais, especialmente do espaço lusófono e Espanha. O evento é um momento importante de atualização de conhecimentos, trocas de experiências, divulgação de investigações e fortalecimento de instituições e da participação cidadã.

Entre os principais objetivos das Jornadas estão a atualização do conhecimento sobre diversos aspetos sócios-ambientais prementes, a divulgação da recente investigação e desenvolvimento em Educação Ambiental e o fortalecimento do papel das instituições, empresas, ONGs e sociedade civil nas políticas ambientais locais. Pretende-se ainda facilitar e estimular a participação de jovens no conhecimento e defesa do ambiente local e global, promover troca de experiências e de aprendizagens visando a cooperação em Educação Ambiental e incentivar a participação cidadã através do uso das novas tecnologias de informação e comunicação.