1.ª Conferência sobre Lixo Marinho começa hoje

1.ª Conferência sobre Lixo Marinho começa hoje

Começa hoje, em Lisboa, a 1.ª Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho, uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM), que visa alertar e sensibilizar para a redução deste tipo de poluição. Neste evento vão ser comparados o perfil de dados de 2015 com os de anos anteriores (2002 a 2014).

A iniciativa apresenta, deste modo, os trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos em Portugal nos últimos anos, formalizando a Parceria Portuguesa para o Lixo Marinho, através da assinatura de uma carta de compromisso entre as partes interessadas.

A conferência, que decorre de 15 a 17 de setembro, visa dar visibilidade a uma comunidade com um número de intervenientes crescente, na ideia da redução do lixo marinho e portanto, numa ótica de co-responsabilização para uma mudança social e empresarial.

Ao evento associa-se um “Workshop de investigação sobre Microplásticos” organizado pelo Centro de Ciências  do Mar e do Ambiente, com o apoio da APLM, que decorre na tarde de hoje, pelas 14:00, no Auditório da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Já no sábado, dia 17, estão previstas atividades de comemoração do Dia Nacional de Limpeza das Praias, criado pela APLM em 2015, em conjunto com iniciativas internacionais do mesmo âmbito.

De acordo com o programa de motorização de 2015 da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), foram detatados, novamente, grandes quantidades de lixo marinho as praias portuguesas, dos quais 90% corresponde a plástico.