OesteSustentável promove ações de sensibilização sobre energia nas escolas

OesteSustentável promove ações de sensibilização sobre energia nas escolas

A OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, promoveu entre 5 e 13 de setembro um curso de formação avançada para professores e colaboradores dos estabelecimentos de ensino dos agrupamentos escolares da região Oeste, com vista à criação da figura do “Tutor de Energia na Escola”, uma ação de sensibilização para a utilização racional de energia.

Trata-se de um programa de formação gratuito, com acreditação junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com uma carga horária de 28 horas, direcionado para as necessidades energéticas dos edifícios escolares.

Este vai ser complementado e implementado até ao final do presente ano, com a realização de 27 ações de sensibilização, intituladas “A Agência vai à Escola”, com a realização de ações de sensibilização junto da comunidade escolar, destinadas a professores, funcionários e alunos.

A iniciativa visa criar um dia específico para a temática da eficiência energética e utilização racional de energia, permitindo a presença, em cada escola do agrupamento, durante um dia, dos técnicos da OesteSustentável.

Com esta medida, a OesteSustentável pretende que os Agrupamentos Escolares da região Oeste garantam a aquisição de conhecimentos técnicos e teóricos na área da utilização racional de energia, com vista à redução da fatura energética do consumo elétrico dos estabelecimentos escolares, promovendo a correta utilização dos equipamentos e sistemas consumidores de energia do parque escolar, melhorando assim os níveis de eficiência energética das escolas.

A medida “Tutores de Energia nas Escolas” é uma medida promovida pela ADENE – Agência para a Energia, tendo a OesteSustentável responsabilidade de coordenação na região Oeste, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica (PPEC 2013-2014), aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.