O 7.º ENLU (Encontro Nacional de Limpeza Urbana) arrancou esta segunda-feira, 7 de julho, na Alfândega do Porto, com mais de 700 inscrições e 40 entidades em exposição. Estes dados foram avançados por Luís Almeida Capão, Presidente da Direção da ALU, na sessão de abertura do evento.
“O tema deste ano é o que nós sentimos: As cidades que queremos é um convite claro à reflexão e à ação”, começou por dizer. “Vivemos um tempo exigente de emergência climática, das mudanças socioculturais nas nossas cidades, da pressão crescente sobre os serviços urbanos e da procura de modelos de vida mais sustentáveis”, o que influencia “a forma como organizamos e cuidados dos espaços públicos”.
“A limpeza urbana, tantas vezes associada ao que é invisível, automático e garantido”
Explicando que “não há qualidade de vida sem ruas limpas” e que “não há justiça ambiental sem dignidade urbana para todos”, o Presidente da ALU garantiu que o objetivo desta edição é reforçar a mensagem de que “a limpeza urbana é um assunto de todos e não pode estar ausente do debate sobre as cidades onde todos queremos viver”.

Ao considerar a ALU como um “verdadeiro agente agregador”, unindo entidades e até autarquias, “o que antes era invisível, passou a ser estratégico”, chamando até intervenientes internacionais para a participação e para o debate, como Rio de Janeiro, Niterói, Búzios, Paris e Florença.
“O que celebramos neste exercício é mais que um evento. É o reflexo do setor em movimento, dinâmico, que cresce muito, com impacto, e acima de tudo, com capacidade de resposta”, referiu ainda Luís Almeida Capão.
“Aguardamos com expectativa os desenvolvimentos da exposição da Diretiva dos Plásticos de Uso Único e os valores de contribuições para financeiros para os custos da limpeza urbana. É preciso apoiar os municípios na sua missão e garantir que as ruas estão limpas e pôr em práticas as medidas que permitam às cidades pagar a fatura da limpeza urbana, mas também investir na qualidade do serviço”, concluiu.
O ENLU decorre até quarta-feira, 9 de julho, com o dia repleto de conferências, exposições (interior e exterior) e outras atividades direcionadas a todos os interessados na matéria da limpeza urbana. Acontece ainda a entrega dos Prémios Cidade+, que recebeu 60 candidaturas.









































