Águas de Portugal lança campanha de sensibilização para o valor da água

Águas de Portugal lança campanha de sensibilização para o valor da água

O Grupo AdP – Águas de Portugal apresenta uma campanha de sensibilização para a utilização eficiente da água, que passa por consciencializar a população para o valor da água e para a importância de abandonar hábitos de desperdício.

“Água com um Pingo de Consciência” dá o mote à campanha cuja sessão de apresentação decorre na Estação Elevatória dos Barbadinhos do Museu da Água, em Lisboa, com a presença do ministro do Ambiente e do Secretário de Estado do Ambiente.

A campanha de sensibilização hoje apresentada pelo Grupo AdP – Águas de Portugal tem por objetivos promover a utilização eficiente da água através da consciencialização para o valor da água em todas as suas dimensões.

Com assinatura da Ubiwhere, a campanha tem como mote “Água com um Pingo de Consciência” e será veiculada através de anúncios de imprensa, rádio, televisão e meios digitais. Em complemento, estão previstas ações em escolas e /workshops/ sobre eficiência hídrica, em utilizações urbanas, nomeadamente na rega de espaços verdes e lavagem de ruas, para técnicos municipais.

A ação surge na sequência do Estudo Nacional sobre as Atitudes e Comportamentos dos Portugueses face à Água, que identificou que os portugueses revelam dissonâncias entre as atitudes e os comportamentos face a este recurso, nomeadamente porque, embora reconheçam a sua importância, valorizam-no menos que a eletricidade e reconhecem que praticam desperdício. Este estudo, permitiu identificar igualmente que os Portugueses consideram as campanhas de sensibilização como uma das ações mais indutoras de comportamentos de poupança e valorização da água.

A campanha “Água com um Pingo de Consciência” é cofinanciada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 e envolverá a realização de ações
de promoção da eficiência hídrica em parceria com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e a ERSAR, entidade reguladora do setor.