Aqualia: Uma presença de qualidade em todo o ciclo da água

Aqualia: Uma presença de qualidade em todo o ciclo da água

Categoria Águas, Ambiente

aqualia1Desde 2007 que a Aqualia marca presença em Portugal, sendo atualmente responsável pela gestão integral da água nos municípios de Abrantes, Campo Maior, Elvas, Cartaxo e Fundão. O crescimento tem sido acentuado e, em 2015, os serviços de Campo Maior e do Cartaxo foram reconhecidos com o Selo de Qualidade do Serviço de Abastecimento Público de água, pelo segundo ano consecutivo.

A qualidade de serviço é aliás a missão da Aqualia, que concentra os seus esforços no sentido de assegurar que a água chega ao utilizador com a máxima qualidade, algo que é garantido através de análises exaustivas, realizadas nos laboratórios certificados. A estratégia da Aqualia passa precisamente por uma proximidade ao cliente, com especial atenção à qualidade do produto fornecido.

Ciclo integral da água
aqualia2Atualmente, a Aqualia é líder na gestão do ciclo integral da água em Espanha, sendo a terceira a nível europeu e a sexta no Mundo, com enfoque na eficiência e proteção dos recursos naturais. A empresa dispõe de um sólido know-how na gestão do ciclo integral da água, assim como na conceção, construção e operação de instalações hidráulicas urbanas e industriais.

A Aqualia assume como objetivo social a captação da água, a sua adaptação ao consumo, a sua distribuição e tratamento posterior para, finalmente, devolvê-la à natureza, na quantidade qualidade adequadas, fazendo um uso eficiente e sustentável dos recursos e materiais utilizados em todo o processo.

As principais atividades da companhia passam pois pela gestão de serviços municipais de água e operação de grandes projetos de Building, Operate & Transfer (BOT). Entre estes serviços encontra-se a conceção e construção de estações de tratamento de águas potáveis, residuais e dessalinização, nas quais, graças ao seu desenvolvimento tecnológico, experiência na gestão de projetos e excelente qualidade de serviço, é considerada como uma das empresas de referência a nível mundial, com importantes projetos ao longo de todo o território espanhol e em outros países, como a Argélia, o Egito, a República Checa ou o México. Além disso, a Aqualia oferece soluções globais e capacidade operativa para conceber, desenvolver e executar projetos e instalações chave-na-mão, adaptando-se às condições e requisitos de cada cliente e de cada país.

aqualia-3Uma gestão ambiental sustentável
Outra vertente essencial na Aqualia é a preocupação com o meio ambiente e a luta contra as alterações climáticas. Nesse sentido, a empresa aposta no desenvolvimento sustentável com medidas para reduzir o impacto ambiental, procura gerir eficientemente todos os recursos naturais (em especial a água) e sensibilizar a sociedade sobre a importância de fazer um uso responsável da água. Por isso mesmo, a Aqualia considera estratégico implantar na sua atividade diária as boas práticas ambientais e desenvolver ações orientadas para a correta gestão ambiental da sua atividade, como a compensação da Pegada de Carbono, o controlo do consumo energético e a difusão da importância da Pegada Hídrica.

Aqualia em Portugal em números
• 120.000 habitantes
• 770 Km da rede de distribuição de água
• 81 reservatórios
• 36 estações de tratamento de água
• 12 estações de bombagem de água
• 24 estações de bombagem de águas residuais
• 40 estações de água residuais