Aveiro Tech Week dedica sessão às cidades inteligentes e sustentáveis

Aveiro Tech Week dedica sessão às cidades inteligentes e sustentáveis

Categoria Advisor, Agenda

A tecnologia, a cultura e a arte estão de regresso a Aveiro, com a realização do “Aveiro Tech Week”, uma iniciativa que começou no dia 11 e termina a 17 de outubro. A semana fica assim marcada por vários eventos, dos quais se destaca o “Criatech”, o “Techdays Aveiro” e o “Prisma/Art Light Tech”, que desafiam a viver a tecnologia, arte e cultura através de exposições, instalações artísticas, de luz e de som, performances, conferências, laboratórios e outras experiências, lê-se num comunicado.

Esta quarta-feira, dia 13 de outubro, decorre hoje às 14h30, a sessão “Citizens and Cities – What Lies around the corner?”, dedicada às cidades inteligentes, sustentáveis, inclusivas, resilientes e felizes. Serão apresentadas boas-práticas de cocriação com cidadãos no desenvolvimento de soluções para o espaço público, desafios da sociedade ou abordagens inovadoras no âmbito do contexto das cidades.

A sessão será moderada por Maria Vlachou, membro fundador e diretora executiva da associação Acesso Cultura e contará com a participação de Pedro Costa, professor associado do ISCTE, de Tracy Geragthy, gestora de projetos na instituição Dublin City Council Culture Company e de Jordi Baltá, consultor na Transit Projectes Barcelona.

A sessão pode ser acompanhada através do cana de Youtube.

Techdays Aveiro –  sessões com transmissão em direto

Sob o mote “Building Our Future”, o evento Techdays Aveiro propõe um programa de tech sessions, que pretende juntar, no mesmo palco, oradores nacionais e internacionais para debaterem a importância da tecnologia na gestão das cidades e aumento da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.  A participação nas sessões é aberta ao público, mas sujeita a reserva, estando o espaço limitado a 310 lugares.Também é possível assistir via livestream, através dos canais oficiais do evento.

Durante a semana do Aveiro Tech Week serão ainda dinamizados diversos workshops de curta ou longa duração, com transmissão em direto, dedicados a diferentes temáticas, entre as quais Criatividade e Inovação, Laboratórios Urbanos, Emprego e Formação  e ainda Cidadania Ativa.

A educação, enquanto pilar fundamental na estratégia política da Câmara Municipal de Aveiro para a construção de um município baseado no conhecimento, está também enquadrado neste evento com um conjunto de atividades  que permitirá, por um lado, a crianças e jovens o contacto com equipamentos e dinâmicas educativas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) e, por outro, partilhar com a comunidade Aveirense a iniciativa Tech Lab, que, no ano letivo 2021/2022, já estará instalada e implementada em todos os estabelecimentos de Ensino do Município.

O evento apresenta ainda, no centro urbano da cidade, exposições que darão visibilidade a diversos projetos inovadores e tecnológicos, assumindo, de forma clara e inequívoca, a cidade como espaço vivo de experimentação e reforçando a importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O Gaming marca também presença neste evento com um espaço específico no Parque de Exposições de Aveiro, onde será possível participar em ações e atividades pré-programadas, com a marca “Magischot Gaming Network”, com o objetivo de apresentar e possibilitar a experimentação de vídeo jogos, bem como a realização de torneios em palco e em livestream.

Criatech promove criação artística em espaço público

O Criatech está também de regresso à Aveiro Tech Week propondo, entre os dias 11 e 16, uma programa expositivo distribuído pela cidade, com propostas arrojadas e disruptivas, que promovem a criação artística e une artes digitais e tecnologia em espaço público e patrimonial. Esta iniciativa, de caráter anual e integrada no Aveiro Tech Week, contribui para consolidar Aveiro como território de excelência na área, pela ligação à indústria, ao conhecimento científico, à tradição criativa, à resiliência e ao espírito de iniciativa.

Prisma/ Art Light Techconvida a descobrir o território sob uma nova luz

Por fim, o festival Prisma/ Art Light Tech, que decorre entre os dias 15  e 16, assume a luz como sua matéria-prima, combinando instalações de arte contemporânea e atividades lúdicas em espaço público. O Prisma mostra a cidade de Aveiro sob uma nova luz e convida à (re)descoberta do território num ambiente estimulante e participativo. Chama as indústrias criativas locais, com base na cooperação entre criativos, estudantes e empresas, assumindo-se como uma plataforma de inovação artística e tecnológica e procura dar um contributo para a boa gestão ambiental, alertando para a necessidade da eficiência energética e convidando ao uso dos modos suaves de mobilidade.

Durante sete dias, o Aveiro Tech Week transforma, assim, a cidade num atrativo palco de ações, conferências, exposições, instalações de luz, som, artes digitais e performances, que  reforçam o posicionamento do Município e projetam Aveiro como epicentro da rota tecnológica, num processo em crescendo de afirmação como polo de atração para as indústrias tecnológicas e criativas.