Caminho da Inovação 2020 da Águas do Tejo Atlântico arranca esta terça-feira

Caminho da Inovação 2020 da Águas do Tejo Atlântico arranca esta terça-feira

Categoria Águas, Ambiente

O Caminho da Inovação está de volta com a edição de 2020. Este encontro organizado pela Águas do Tejo Atlântico, irá realizar-se nos dias 22, 23 e 24 de setembro, este ano em formato digital, face à nova “normalidade” em que o mundo vive.

Organizado em formato digital, mantém a sua “matriz de partilha de conhecimento sobre o setor da água” e é uma “oportunidade para conhecer alguns case studies inovadores dedicados à gestão da água, nacionais e internacionais”, com particular destaque para a “economia circular”, refere a Águas do Tejo em comunicado.

As sessões diárias terão cerca de 1h 30 de duração, disponíveis a todos os interessados, com o seguinte alinhamento:

  • Dia 22 às 9h30:  Cidades Sustentáveis;
  • Dia 23 às 9h30: Águas residuais em tempo de pandemia;
  • Dia 24 às 17h: eCircular e entrega de prémios aos vencedores dos Desafios à Inovação 2020.

Dos oradores presentes nesta edição Caminho da Inovação, destaca-se Xavier Romero, Biólogo e Técnico de Ambiente na Câmara Municipal de Granollers, gestor do sistema de água não potável desta cidade que irá apresentar o tema “A reutilização de água à escala local: benefícios, oportunidades e desafios. O caso de estudo de Granollers (Barcelona) ”. Outra apresentação é a de Sandy Scott-Roberts que gere o Programa Sistema de Recarga de Aquíferos na entidade gestora de Orange County. É licenciada e mestre em Engenharia Civil. Atualmente é a Gestora de Projeto da Expansão Final do Sistema de Recarga de Aquíferos, que aumentará a capacidade de tratamento deste sistema de 378.000 m3/dia para 492.000 m3/dia. Por fim, Pedro Simas é Investigador Principal no Instituto de Medicina Molecular-João Lobo Antunes. É também professor de virologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa onde iniciou investigação no entendimento dos mecanismos moleculares básicos envolvidos em infeções pelo vírus de herpes associadas a formas de cancro como linfomas. Na sua apresentação abordará o tema Coronavirus e águas residuais, tema de atualidade.