A autarquia tem vindo a dedicar a sua atenção ao projeto – Concelho de Arraiolos + Limpo – com a dinamização de diferentes iniciativas, assentes num objetivo comum: todos somos fundamentais na correta gestão dos resíduos urbanos, para um planeta com mais e melhor futuro.
O Concelho de Arraiolos tem um bom desempenho na área da reciclagem, resultado do esforço e investimento da Câmara Municipal de Arraiolos no âmbito do programa “Concelho de Arraiolos + Limpo” aliado à responsabilidade ambiental demonstrada pela população do Concelho.
É necessário dar continuidade e melhorar ainda mais a correta deposição dos resíduos nos locais para o efeito e uma correta separação dos resíduos recicláveis.
Para ter um “Concelho de Arraiolos (verdadeiramente) + Limpo” é fundamental a colaboração de todos e uma maior consciencialização para os problemas ambientais.
Esta é uma tarefa que não é da responsabilidade de uma entidade específica, é uma responsabilidade que é de todos.
Ao reciclar participamos ativamente na restituição do equilíbrio ambiental e para o “Concelho de Arraiolos + Limpo”.
Com pequenos gestos, como é o caso da transformação criativa de simples vidrões, em verdadeiras obras de arte, que se visa essencialmente alertar as populações para a necessidade de adoção de hábitos e comportamentos ambientalmente corretos, contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e participativa na preservação do planeta e dos seus recursos naturais.
Deverá ser dada continuidade à sensibilização da população para assumir práticas amigas do ambiente, face ao aquecimento global da Terra e outras ameaças ao planeta, reconhecendo a importância e a necessidade de preservar a biodiversidade, bem como tomar medidas quanto à poluição, as alterações climáticas e a exploração desequilibrada dos recursos naturais.
Este texto foi publicado na edição 112 da Ambiente Magazine.







































