Dachser junta-se à DWV para estimular tecnologias de hidrogénio

Dachser junta-se à DWV para estimular tecnologias de hidrogénio

Categoria Advisor, Empresas

A Dachser acaba de se unir à Associação Alemã de Hidrogénio e Pilhas de Combustível (DWV) com vista a reduzir as emissões de gases de efeito de estufa no transporte de mercadorias e defender esses interesses perante os legisladores e ministérios alemães e europeu, refere em comunicado.

O grupo de trabalho, composto por um conjunto de fabricantes de veículos, produtores de energia renovável e empresas de logística, tem como objetivo “oferecer apoio político na preparação e introdução de camiões movidos a pilhas de combustível”, refere a empresa.

De acordo com Stefan Hohm, chief development officer da Dachser, “o transporte rodoviário de mercadorias gera cerca de 5% de todas as emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia. A tecnologia de pilhas de combustível de hidrogénio oferece a melhor possibilidade para atingir, a longo prazo, a meta de veículo zero emissões, nomeadamente no transporte de longa distância”. Desta forma, acrescenta o responsável, “a nossa integração na Associação DWV marca um passo importante na preparação da rede Dachser, em conjunto com parceiros de transporte e motoristas, para enfrentar as mudanças no setor dos transportes”.

Tecnologia mais eficiente e menos poluente

O que torna as tecnologias de hidrogénio e pilhas de combustível tão apelativas para o transporte rodoviário de mercadorias é o “alto nível de eficiência do sistema fornecido pelas pilhas”, que excede largamente a dos motores de combustão, refere a empresa. Além disso, veículos movidos a esta fonte de energia têm a vantagem de apresentar “zero emissões locais de óxido de nitrogénio, CO2 e partículas”, lê-se no comunicado.

“Estamos muito satisfeitos por poder contar com a Dachser, um operador de logística líder de mercado, como um dos nossos membros”, sublinha Werner Diwald, presidente do Conselho da Associação DWV. Paralelamente, a Dachser participará, também, no Cluster HyLogistics da Associação.