Ecoflo – O Sistema de Tratamento de Águas Residuais Domésticas

Ecoflo – O Sistema de Tratamento de Águas Residuais Domésticas

O Ecoflo é uma estação de tratamento de águas residuais domésticas. Foi criado para instalar em casas individuais ou pequenos aglomerados populacionais, quer isto dizer que abrange populações desde os cinco aos 220 habitantes equivalentes. Conta com mais de 25 anos de desenvolvimento e investigação e com mais de 140.000 unidades instaladas em todo mundo.

O Ecoflo foi desenvolvido tendo como principal preocupação apresentar ao mercado um produto que ultrapasse as desvantagens dos sistemas convencionais. Dessa forma, há 25 anos iniciou-se o desenvolvimento de uma solução de tratamento por filtração que não tem consumo de energia elétrica, nem manutenção e em que a qualidade do tratamento é elevada e constante ao longo do tempo.

Quando necessário, pode-se adicionar um sistema de tratamento terciário para garantir a desinfeção e permitir uma correta e adequada reutilização do efluente. O Ecoflo foi projetado para residências principais e secundárias, bem como para construções de novas residências e projetos de substituição de sistemas que não cumpram os requisitos legais.

Como funciona o Ecoflo
O princípio de funcionamento é simples. O Ecoflo é um sistema gravítico que usa um meio filtrante natural, composto por fragmentos de casca de coco para tratar as águas residuais. Este biofiltro patenteado atua como uma barreira física que retém os poluentes. O tratamento não requer energia elétrica e o proprietário não tem que se preocupar para operar ou manter o sistema em funcionamento.

Princípio de funcionamento
As águas residuais que chegam à fossa sética são direcionadas para o Ecoflo, onde são despejadas num descarregador basculante de ação mecânica que, alternadamente, despeja o efluente nas placas de distribuição localizadas em ambos os lados do filtro, por cima do meio filtrante de fragmentos de casca de coco.

Este sistema de distribuição não requer energia para operar e garante uma distribuição homogénea das águas residuais em toda a superfície do meio filtrante. Em seguida, a água desce por gravidade através do meio filtrante, sendo assim tratada, e finalmente é libertada para o ambiente.

São muitas as vantagens do sistema Ecoflo relativamente aos sistemas convencionais:
– Nenhuma energia ou dispositivo eletromecânico é necessário para o tratamento;
– Adequado para residências primárias ou secundárias, valorizando a sua propriedade;
– Sistema sem produção de odores;
– Desempenho estável e confiável sob todas as condições, independentemente das variações na qualidade da água e hábitos de vida dos utilizadores (atividades sazonais, intensidade de fluxo e recuperação de períodos de fluxo);
– Meio filtrante biológico patenteado, 100% natural, feito com fragmentos de casca de coco, que serve como uma barreira física que retém 99% dos poluentes;
– A tecnologia avançada de tratamento secundário Ecoflo e as tecnologias de desinfeção terciária (DiUV e FDi) representam as melhores soluções para a proteção a longo prazo de lagos, cursos de água e lençóis de águas subterrâneas.
A água é vida e, ao optar por instalar um Ecoflo, está a contribuir para a proteção do meio ambiente e da água.

Este artigo foi publicado na Edição 77 da Ambiente Magazine.