ECOMAR promove primeira limpeza de praias em Portugal

ECOMAR promove primeira limpeza de praias em Portugal

A Fundação ECOMAR e a Coca-Cola deslocaram-se à vila de Oeiras, em plena foz do Tejo, para realizar a primeira limpeza da costa portuguesa ECOMAR. Theresa Zabell, presidente da fundação, encontrou no medalhado olímpico Nuno Barreto, assessor da Marina, um forte aliado na luta pelo bem-estar do meio ambiente.

Os jovens portugueses do programa “Viva as Férias” da Oeiras Viva, empenhados no sucesso da iniciativa, recolheram 20,1 quilos de resíduos, que o rio Tejo arrastou até à foz. A força da maré alta, que luta contra a corrente do rio faz com que a zona seja especialmente revolta, fazendo com que os resíduos circulem pelo estuário. Theresa Zabell e Tiago Marcelino, Director da Marina, dirigiram a operação e comprometeram-se a tornar esta iniciativa numa ação regular com a colaboração da Fundação ECOMAR e a Oeiras Viva.
Theresa e Tiago contaram aos jovens como fazer para respeitar o meio ambiente ao mesmo tempo que se divertem fazendo desporto e explicaram-lhes como chegam a maioria dos resíduos às nossas Costas e como podemos ajudar a evitar que isto aconteça, um dos pontos fortes que há no caderno de encargos do programa da ECOMAR. O objetivo da Fundação é, futuramente, editar esse caderno em português para poder fechar o Círculo Ibérico do Meio Ambiente.

Segundo Theresa Zabell, presidente da fundação, a “Ecomar abriu as suas fronteiras. No plano de atividades para 2016 chegamos a toda a Península Ibérica e isso enche-nos de orgulho. Estamos muito agradecidos à Marina de Oeiras por nos acolher em sua casa na estreia da Fundação ECOMAR em Portugal. Estamos confiantes que esta será a primeira de muitas atividades em Portugal. Em Espanha, 15 000 crianças participaram nos nossos programas e contactaram com as ideias ECOMAR. É nosso objetivo que as crianças portuguesas se juntem a nós”.

A limpeza das praias é uma iniciativa da Fundação ECOMAR apoiada pela Coca-Cola.