ENERAREA vai reforçar medidas de eficiência energética em 2016

ENERAREA vai reforçar medidas de eficiência energética em 2016

Categoria Ambiente, Energia

A ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior vai orientar os seus esforços em 2016 para medidas de promoção de eficiencia energética, dentro do que são as iniciativas da estratégia UE 2020. Depois de estar reunida em assembleia geral este mês, a agência indica que irá promover a utilização das energias renováveis na Beira Interior, dando também continuidade à atualização da matriz energética intermunicipal e apoiando os municípios na elaboração de candidaturas ao Pacto dos Autarcas. Dos seus objetivos para este ano também consta a conclusão da implementação dos projetos BEEM – Balastros Eletrónicos em Edifícios Municipais, IEEM – Iluminação Eficiente em Edifícios Municipais e STEM – Solar Térmico em Edifícios Municipais, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica 2013-2014 (PPEC 2013-2014), investimentos que ascendem aos 800 mil euros.

No decorrer de 2016, a ENERAREA vai realizar novas candidaturas ao PPEC 2017-2018, promovendo a implementação de mediadas que visam a adoção de hábitos de consumo e a utilização de equipamentos mais eficientes, por parte dos consumidores.

Na assembleia geral, a entidade também aprovou por unanimidade a admissão de três novos associados: a HEN – Serviços Energéticos Lda, a Câmara Municipal de Gouveia e a empresa Trilhos e Lagoas Lda.

Segundo José Manuel Custódia Biscaia, presidente da ENERAREA, “a ENERAREA tem vindo a desenvolver um excelente trabalho no sentido de valorizar a boa utilização dos recursos naturais da nossa região, promovendo a diversificação das fontes energéticas, utilizando novas tecnologias de produção e utilizações mais amigas do ambiente, em particular e privilegiando sempre a aposta nas energias renováveis e na eficiência energética, de forma a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa”.