EPAL e Águas do Vale do Tejo reconhecidas pela qualidade e segurança dos sistemas de informação

EPAL e Águas do Vale do Tejo reconhecidas pela qualidade e segurança dos sistemas de informação

Categoria Advisor, Empresas

A EPAL e a Águas do Vale do Tejo acabam de ver reconhecidas as suas boas práticas na gestão e segurança dos seus sistemas de informação com a obtenção da Certificação ISO 27001, atribuída pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER).

Com este passo, as empresas são as primeiras a conquistar a certificação no Grupo Águas de Portugal e no próprio setor das Águas. Em Portugal, considerando todos os setores de atividade, existem cerca de uma centena de empresas que detêm esta certificação, referem as empresas, num comunicado.

A Certificação ISO 27001 é a norma que estabelece o padrão internacional de boas práticas na gestão e segurança dos Sistemas de Informação. Esta certificação determina a capacidade do sistema de gestão de segurança da informação em assegurar o cumprimento dos requisitos estatutários, regulamentares e contratuais aplicáveis e dos resultados esperados.

Para a consecução desta certificação, as empresas desenvolveram um processo que compreendeu diversas etapas, alinhadas com o compromisso da transformação digital, nomeadamente o desenvolvimento de um novo modelo de gestão, procedimentos que asseguram a qualidade, a capacitação das pessoas e a formalização dos processos, que culminou com a realização de auditorias formais pela APCER, levando à emissão do certificado.

Os princípios de sustentabilidade e de bom governo integram a estratégia de sustentabilidade da EPAL e da Águas do Vale do Tejo, bem como os valores e princípios que garantem a segurança e proteção das pessoas, do ambiente e dos ativos, lê-se no mesmo comunicado.