Filotipo na “linha da frente” em soluções de eficiência energética e hídrica

Filotipo na “linha da frente” em soluções de eficiência energética e hídrica

Categoria Advisor, Empresas

Nascida em 2009, a Filotipo – Soluções de Eficiência Energética e Hídrica tem como missão tornar o mundo mais ecoeficiente através da inovação, garantindo um futuro onde a natureza e a tecnologia coexistem de forma equilibrada.

Sedeada em Matosinhos, no Porto, a empresa iniciou a sua atividade com foco em encontrar soluções para a redução dos consumos de energia (eletricidade, gás e água), como, por exemplo, iluminação LED, sistemas de monitorização, baterias de condensadores, negociação de contratos de energia, consultoria ou projetos fotovoltaicos. A partir de 2019, o portefólio alargou-se aos produtos de autoconsumo para particulares e para empresas. No autoconsumo, além dos painéis fotovoltaicos, a Filotipo oferece ao mercado painéis solares híbridos com a dupla funcionalidade de produzir, simultaneamente, água quente e eletricidade, motores de micro-cogeração, que permitem uma grande autonomia de produção de energia elétrica e térmica ou sistemas de biomassa que se alimentam de matéria orgânica (derivados de madeira) para produzir água quente e vapor.

No que concerne a vantagens, todas as soluções são favoráveis para o ambiente. As soluções solares, assim como as de biomassa, oferecem energia 100% limpa, o que significa que não envolvem processos químicos prejudiciais para o clima. Já na produção local de energia, através da cogeração a gás natural, as emissões de C 2 são significativamente reduzidas, apenas 11%, em relação à produção centralizada.

Desde empresas, câmaras municipais, hotéis, ginásios, hospitais e IPSS até à indústria, onde se verifica um consumo significativo de energia, todas são potenciais clientes da Filotipo. No entanto, com a oferta de soluções integradas – sistemas completos – que incluem painéis híbridos e fotovoltaicos, bombas de calor ou, até, baterias, também o consumidor doméstico tem registado um interesse cada vez maior.

No mercado energético, a Filotipo diferencia-se pela forma como presta o serviço e, acima de tudo, como realiza os estudos. Isto porque, tratando-se de investimentos significativos, torna- se importante ao cliente perceber que poupanças irá ter, pelo que a seriedade com que a empresa faz os referidos estudos é imprescindível. A isto, acrescem as equipas técnicas e especializadas que garantem a implementação de todas as soluções “chave na mão”.

Com o crescimento sustentado dos custos da energia (eletricidade e gás), as soluções de autoconsumo são cada vez mais uma realidade imperativa, pelo que a empresa olha para o futuro com grande otimismo. Aliás, a energia produzida a partir do sol continua a ser a mais barata e as suas soluções têm um tempo de vida mais longo, pelo que, no longo-prazo, a previsão é de que as casas, os prédios e as empresas sejam naturalmente “obrigadas” a implementar este tipo de soluções. Num mercado onde a necessidade de poupar energia é uma constante, a Filotipo está na linha da frente de todas as soluções para o fazer.

 

Este artigo foi incluído na edição 92 da Ambiente Magazine. 

Conteúdo patrocinado