A Greenvolt Power acordou a venda de um portfólio de quatro parques eólicos localizados na Polónia com uma capacidade de produção instalada de 33,2 MW. Os projetos, que se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento, foram alienados à Enea Nowa Energia por 83,3 milhões de euros.
O parque de Skibno, que se já se encontra em operação, fica localizado no noroeste da Polónia, e conta com uma capacidade instalada de 10MW. Em fase de construção, com datas de entrada em operação previstas para 2026, encontram-se três projetos equipados com turbinas Vestas V110, uma das tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado. O parque Zaklików, localizado na região da Subcarpácia, no sudeste da Polónia, com 10 MW de capacidade instalada. O parque Nowe Miasto Lucawskie, no norte do país, com 6,6 MW de capacidade. Por fim, também a norte da Polónia, o parque Jabłonowo Pomorskie, igualmente com uma capacidade de produção de 6,6 MW.
“A alienação deste portfólio de quatro parques eólicos confirma, uma vez mais, a capacidade da Greenvolt na execução e entrega de ativos de energia de grande escala, e também na sua capacidade de os valorizar e vender. No mês passado já tínhamos anunciado a conclusão de duas transações que totalizaram €250M, o que vem materializar parte da estratégia do Grupo que inclui a venda deste tipo de projetos em diferentes fases de implementação”, disse João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.
Também no último mês de abril, o grupo Greenvolt comunicou a conclusão de venda de dois projetos Utility-Scale, ambos na Polónia, o projeto híbrido de Sompolno e o parque eólico de Pelplin, este último alienado à mesma entidade que adquire agora este mais recente portefólio, a Enea Nowa Energia.
Ambas as transações resultaram numa entrada de capital de cerca de 250 milhões de euros para a Greenvolt, a que se soma agora esta verba de 83,3 milhões de euros, reflexo da estratégia do Grupo de desenvolver e vender ativos de energia renovável de elevada qualidade, reforçando o seu papel na transição energética.
Para alcançar os seus objetivos estratégicos até 2035, o Grupo Enea destinará cerca de 25 mil milhões de euros, a maioria será investida no desenvolvimento de fontes de energia renovável, sistemas de armazenamento de energia e modernização das redes de distribuição.
“Este portefólio está em diferentes fases de desenvolvimento. O parque de Skibno está em operação, estando o restantes três em construção. Zaklików e Nowe Miasto Lubawskie estarão concluídos no primeiro trimestre de 2026 e o de Jabłonowo Pomorskie no final do próximo ano. Estes parques são um exemplo demonstrativo da nossa capacidade de rentabilizar investimentos, de forma eficiente e orientada para a nossa estratégia de rodar 70% a 80% dos nossos ativos e de gerar retorno para o grupo”, acrescentou Radek Nowak, CEO da Greenvolt Power.
No segmento de projetos de grande escala, o Grupo Greenvolt tem um portfólio de 13,2 GW em 18 países, prosseguindo uma estratégia de rotação de ativos através da alienação de 70–80% dos mesmos nas fases RtB ou COD.
Na Polónia, onde o grupo opera há mais de 18 anos através da agora designada Greenvolt Power, o portfólio no segmento Utility-Scale inclui 731 MW de energia eólica, 1.878 MW de energia solar e 2.712MW de armazenamento de energia, posicionando-o como um dos principais promotores no setor das renováveis no país e no contexto europeu. No final de 2024, o Grupo lançou também a Greenvolt Next Polska, com foco na implementação de soluções de energia renovável descentralizada para autoconsumo, eficiência energética, armazenamento solar e mobilidade elétrica no mercado empresarial e corporativo.






































