O Grupo Águas de Portugal, através da sua subsidiária AdP Internacional, está a reforçar a sua presença internacional com a criação da empresa Société Agua Services d’Assainissement na Tunísia. Este passo decorre da adjudicação, pelo Estado tunisino, do contrato de concessão para a gestão, operação e manutenção do sistema de recolha e tratamento de efluentes da zona norte da cidade de Túnis, por um período de 10 anos.
Conforme divulgado em comunicado à imprensa, o contrato contempla um programa de reabilitação e modernização das infraestruturas e equipamentos, a executar nos primeiros três anos da concessão, financiado integralmente pela ONAS – Office National de l’Assainissement da Tunísia, com o suporte do Banco Mundial.
O contrato abrange a exploração e gestão do sistema de saneamento da área norte da Cidade de Túnis, a reabilitação e modernização da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR – Choutrana 2) e a introdução de etapas de tratamento adicionais – tais como a desinfeção, desodorização, remoção de azoto e fósforo, e tratamento de lamas.
Com um valor global superior a 70 milhões de euros, este contrato representa a concretização do primeiro programa de Parceria Público-Privada (PPP) no setor do saneamento na Tunísia. A gestão, operação e manutenção do sistema serão asseguradas pela nova empresa criada para este efeito, na qual o Grupo Águas de Portugal detém 40% do capital.
O grupo enfatiza ainda que o contrato “consolida a posição da AdP Internacional como operador de referência de serviços de saneamento, sendo a implementação deste projeto base para a expansão do Grupo Águas de Portugal na região do Magrebe, facilitando a execução de projetos em curso na Tunísia e o acesso a novos mercados na área de infraestruturas de água e saneamento”.









































