Lagoa Pequena com um dia dedicado à biodiversidade

Lagoa Pequena com um dia dedicado à biodiversidade

No dia 22 de maio, o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, em Sesimbra, vai oferecer um programa dedicado às famílias, para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade e, simultaneamente, assinalar o Dia da Rede Natura 2000 cuja efeméride decorre no dia anterior. Este espaço está a ser dinamizado numa parceria constituída pela Câmara Municipal de Sesimbra, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e vai receber neste domingo especial, um conjunto de atividades dirigidas a várias faixas etárias.

As atividades contemplam uma sessão de observação das aves, na parte da manhã, com apoio do guia Helder Costa, um ornitólogo com amplos conhecimentos na área e um especial carinho por este espaço. De tarde, as iniciativas são sobretudo dirigidas aos mais novos, com um mini-curso de iniciação à identificação de aves, construção de comedouros, um espaço para a hora do conto, e a libertação de uma ave recuperada pelo centro de recuperação LxCRAS. No final, os participantes poderão degustar alguns produtos locais.

O Espaço Interpretativo da Lagoa Pequeno é ideal para quem gosta de desfrutar da natureza, num ambiente calmo e acolhedor, equipado com infraestruturas de apoio como passadiços de madeira e postos de observação. Entre as espécies que podem ser facilmente observáveis destacam-se o galeirão, o camão, a garça-real, a garça-vemelha e o mergulhão-pequeno.

O Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas com o objetivo de aumentar o grau de consciencialização e conhecimentos acerca da biodiversidade, cujo tema de 2016 é a Integração da biodiversidade para apoio às populações e aos seus meios de subsistência.

A inscrição na atividade é gratuita, mas obrigatória e deverá ser feita através do e-mail info.lagoapequena@cm-sesimbra.pt.