A doença dos legionários é uma forma grave de pneumonia, causada pela bactéria Legionella pneumophila, geralmente transmitida por inalação de aerossóis contaminados em ambientes com sistemas de água.
Como a Legionella se dissemina
Desenvolve-se em sistemas de distribuição de água quente e fria, redes prediais, equipamentos de transferência de calor associados a sistemas de aquecimento, como torres de refrigeração, condensadores evaporativos e outros, sistemas com estagnação de água como reservatórios ou sistemas que utilizam água para fins terapêuticos ou recreativos e que possam gerar aerossóis.
É uma ameaça para a saúde pública, persistente e subestimada, sendo transmitida através da inalação de aerossóis de água contaminada, com origem em microgotículas de água.
Quando a água se encontra estagnada ou é aquecida a temperaturas entre os 20°C e os 50°C, a Legionella encontra condições propícias de desenvolvimento, multiplicando-se ainda em biofilmes nas superfícies interiores das tubagens e dos depósitos de água. Quando se multiplica até atingir uma concentração elevada, a inalação das gotículas microscópicas que contêm a bactéria libertada para o ar em forma de aerossol, poderá provocar doença grave.
População mais exposta:
A Legionella afeta, em princípio e de modo mais gravoso, a população com menor imunidade, por vários fatores, nomeadamente: fumadores, portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, diabéticos, insuficientes renais, transplantados, portadores de doenças do foro hematológico, entre outros.
Por outro lado, temos igualmente de considerar nesta matéria a exposição “ocupacional”, isto é, pessoas que pela sua profissão, se encontram mais expostas à bactéria, por exemplo, técnicos de manutenção de sistemas de abastecimento de água, de sistemas de refrigeração, profissionais de saúde, entre outros.
Apesar da sua presença em ambientes tão diversos, a transmissão da Legionella pneumophila aos seres humanos nem sempre é óbvia.
A Urgência de uma melhor vigilância e prevenção:
Tendo em conta os graves riscos para a saúde colocados pela Legionella pneumophila, é fundamental reforçar os esforços para combater a sua disseminação:
1.Manutenção, limpeza e desinfeção de sistemas;
2.Vigilância e comunicação, para o rastreio exato dos surtos;
3.Sensibilização e Educação do Público, campanhas de saúde pública concentradas em informação às empresas, hospitais, instituições, municípios e outros;
4.Reforço de Fiscalização: Deverão ser contemplados mecanismos de fiscalização, para que todas as medidas de prevenção e controlo sejam implementadas.
Conclusão: Uma ameaça silenciosa, persistente e em constante evolução, mas uma oportunidade para a melhoria dos sistemas de abastecimento de água e equipamentos
A Redecor é uma empresa certificada ISO 9001:2015, para todos os serviços que presta, especializada no setor da água há mais de 35 anos e com mais de 15 anos de experiência em descontaminação de sistemas com Legionella. Possui experiência e conhecimento técnico especializado para acompanhar todo o processo, desde o desenvolvimento de planos de prevenção e controlo da bactéria Legionella, à consultoria de implementação e acompanhamento, bem como soluções de limpeza, desinfeção e descontaminação de sistemas de abastecimento de água e equipamentos. Possui também soluções para prevenção da doença dos legionários, com a representação exclusiva em Portugal de filtros bacteriológicos anti-Legionella da Aquafree.







































