Por Rita Amorim, Diretora de Marketing da Arval Portugal
A sustentabilidade é um imperativo global para todas as empresas, principalmente no setor da mobilidade. Transitar para uma mobilidade mais sustentável tornou-se, nos últimos anos, uma tendência emergente alinhado às novas expetativas do mercado e aos requisitos regulamentares, impulsionada pelo crescimento das fontes renováveis.

A Arval, enquanto empresa ativa na promoção da transição energética, e face à responsabilidade que tem sobre milhares de viaturas e condutores diariamente na estrada, tem objetivos bem delineados através do seu plano Arval Beyond, de forma a acelerar a transição para uma mobilidade mais sustentável. Este projeto reflete o compromisso da Arval com a mobilidade segura, integrada, inovadora e sustentável, alinhada às metas de descarbonização do setor.
Como agentes ativos no setor da mobilidade, temos o compromisso de incentivar os vários intervenientes na nossa cadeia de valor a agir para terem um impacto positivo. E, por isso, apresentamos uma metodologia consultiva única e especializada, para apoiar a estratégia e objetivos de mobilidade dos nossos clientes em termos de transição energética e redução de emissões de CO2 nas suas frotas automóveis, denominada Arval STAR (Strategic Transformation through Actionable Recommendations )– uma metodologia e um processo
robusto para ajudar os clientes a atingirem os seus objetivos: “3P’s: People, Planet, Profit”.
Desenvolvemos ainda políticas, regulamentos e regras de utilização e gestão das suas viaturas em que estão bem presentes os objetivos e critérios de sustentabilidade, como seja, limites de emissões de CO2, regras de segurança rodoviária, entre outras.
Com as crescentes preocupações climáticas, a Arval dedica mais de 7.800 horas de consultoria para apoiar os seus clientes na sua transição energética.
Adicionalmente implementou vários serviços que ajudam e facilitam o teste e a adoção da mobilidade elétrica, promovendo uma experiência mais fácil, particularmente com o carregamento em casa, no local de trabalho ou durante a deslocação. Além disso, disponibiliza um serviço de conectividade, o Arval Connect, que permite, entre outras coisas, avaliar através de um score de condução, o desempenho dos seus condutores na estrada em relação à sustentabilidade e à segurança.
Acelerar a adoção da mobilidade elétrica no mercado de veículos usados
Os resultados de uma análise realizada pela equipa de consultores da Arval sobre o estado das baterias dos seus veículos elétricos mostram que a longevidade das baterias ultrapassa em 93% as garantias do fabricante. Assim, com uma visão para o futuro, a Arval lançou a iniciativa Arval Energy em abril do ano passado, para criar sinergias entre o mundo da mobilidade e o da energia, em particular através das tecnologias V1G, Vehicle-to-Grid (V2G) e Vehicle-to-Home (V2H). E investimos também no Shift4Good, o maior fundo de capital de risco independente dedicado à descarbonização da indústria dos transportes, e tornou-se também parceira do projeto EVVE (Recuperação Ambiental do Armazenamento Virtual de Energia), que visa a instalação de 800 estações de
carregamento V2G na Europa.
Com a ambição de promover a mobilidade elétrica em toda a sua cadeia de valor, não só através do mercado de veículos novos, mas também do mercado de veículos usados, a Arval fornece um certificado do estado da bateria com cada um dos seus veículos elétricos usados revendidos. Sendo que o número de veículos elétricos a bateria aumentou 52%, atingindo 253.373 veículos nos países onde opera. Em 2024, estes veículos representaram 22,6% das encomendas de veículos novos.
O certificado do estado da bateria é também uma forma de tranquilizar os consumidores sobre a autonomia real do seu veículo, facilitando assim a sua transição para a mobilidade elétrica.
Atualmente, a nossa estratégia passa por atingir o objetivo de a partir já deste ano de 2025, 100% dos veículos novos para uso dos nossos colaboradores sejam de viaturas 100% elétricas e que, no final de 2026, sejam alugados 400.000 veículos 100% elétricos a nível global na Arval.









































