OesteSustentável participa na European Week of Regions and Cities 2020

OesteSustentável participa na European Week of Regions and Cities 2020

Categoria Advisor, Agenda

A OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – foi convidada para integrar o Painel de financiamento de ações climáticas, na European Week of Regions and Cities 2020 organizado pelo Comité da Regiões Europeu e Comissão Europeia.

No próximo dia 21 de outubro, Rogério Ivan, diretor Executivo da Oeste Sustentável, será um dos oradores no workshop “Financing climate actions in cities”, integrado naquele que é o maior evento anual em Bruxelas dedicado à política regional, contando com mais de nove mil participantes, lê-se no comunicado enviado pela agência.

A Oeste Sustentável como orador convidado, partilhará a “experiência obtida através da participação nestes três projetos”, assim como nos “processos de financiamentos, cerca de 30 milhões para projetos de sustentabilidade energética e acção climática” para a Região Oeste, desde a sua criação, há 10 anos. Na iniciativa EUCF, a agência é atualmente a entidade nacional designada como Country Expert para Portugal, tendo no projeto PROSPECT sido selecionada como entidade Mentora para partilha de casos de sucesso a outros países, para possível replicação, sendo este, o modelo de financiamento da iluminação pública do Oeste, o projeto OesteLED. No âmbito do Pacto de Autarcas, a OesteSustentável foi ainda responsável pelo desenvolvimento dos Planos de Ação para a Sustentabilidade Energética (PAES), para alguns dos municípios signatários da região Oeste.

Este evento será moderado por Kata TÜTTŐ, membro da European Committee of Regions e contará com os seguintes oradores Elodie Bossio, gestora de projetos da FEDARENE, Mia Dragovic, especialista em Eficiência Energética do Institute for European Energy and Climate Policy, Christiane Egger, diretora Adjunta da OÖ Energiesparverband, Rogério Ivan, diretor Executivo da OesteSustentável, Carlos Sanchez Rivero, responsável de Políticas da Comissão Europeia e Tatjana Veith, gestora de Projetos da Climate Alliance.

A European Week of Regions and Cities é um evento anual de quatro dias, dedicado à política regional, durante o qual as cidades e regiões de toda a Europa apresentam a sua capacidade de criar crescimento e empregos, implementar a política de coesão da União Europeia e demonstrar a importância dos níveis local e regional na formulação de políticas da UE.  Nos últimos dezassete anos, este evento tem promovido o intercâmbio de boas práticas, reunindo representantes políticos, autoridades, bem como especialistas e académicos das diferentes regiões da Europa. Em 2019, a #EURegionsWeek contou mais de 9000 participantes e mais de 330 sessões.

A edição de 2020, devido à situação do novo coronavírus, vai realizar-se em formato online e será dedicada aos temas Europa Verde, Coesão e Cooperação, e Capacitação dos Cidadãos.