OesteSustentável promove sessão de esclarecimento no âmbito da iniciativa “Ventos de Poupança 2”

OesteSustentável promove sessão de esclarecimento no âmbito da iniciativa “Ventos de Poupança 2”

No passado dia 24 de janeiro, a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste realizou uma sessão de esclarecimento para as escolas inscritas na competição interescolar “Ventos de Poupança 2”, que decorreu no Salão Nobre da Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM, em Caldas da Rainha.

A OesteSustentável está a desenvolver no ano letivo 2017/2018 a competição escolar “Ventos de Poupança 2”, que contempla uma vertente inovadora através de um jogo para smartphones, sobre conhecimentos de sustentabilidade, energia e ambiente, promovendo a eficiência energética, a cooperação social e intergeracional entre jovens e IPSS de cerca de 42 escolas do 3º Ciclo e ensino secundário, profissional e/ou artístico dos municípios do Oeste, Barreiro, Moita, Montijo, Seixal, Cascais e Alta Estremadura.

A sessão contou com a participação de cerca de 30 representantes das “eco-equipas”, tendo a equipa técnica da Agência OesteSustentável apresentado os principais aspetos a ter em conta no projeto. Neste ponto foram abordadas as duas fases da competição, os prémios, as redes sociais, assim como a apresentação de um caso prático de como aceder ao backoffice das escolas para que as mesmas consigam preencher e submeter os relatórios e tarefas da primeira fase.

Por fim, foi oficialmente lançada a app “ÉcomLógica – É com lógica sustentável!”, que consiste num jogo educativo inovador para dispositivos Android, iOs e webapp e que congrega mais de 750 questões sobre as temáticas relacionadas com Água, Ambiente, Energia, Mobilidade e Resíduos. Neste momento a aplicação mobile encontra-se disponível para download gratuito na versão Android através da loja Google Play.

A medida “Ventos de Poupança 2: Energia + Social” realiza-se no âmbito do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica 2017/2018, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, e é desenvolvida pela OesteSustentável em parceria com as Agências de Energia e Ambiente do Seixal (AMESeixal), Alta Estremadura (Enerdura), Cascais (Cascais Ambiente) e Barreiro, Moita e Montijo (S.Energia).