ONU: Águas residuais devem ser consideradas como recurso valioso

ONU: Águas residuais devem ser consideradas como recurso valioso

Categoria Águas, Ambiente

Num mundo em que a procura de água continua a crescer e este recurso é finito, um novo relatório das Nações Unidas revela que as águas residuais, descartadas para o meio ambiente todos os dias, quando tratadas podem ajudar a satisfazer as necessidades de água doce bem como de matérias-primas para a energia e agricultura. Tratar as águas residuais e remover poluentes podem reduzir ainda significativamente o impacto no ambiente e na saúde.

“Uma melhor gestão das águas residuais diz respeito a reduzir a poluição na sua origem bem como remover contaminantes de fluxos de águas residuais, reutilizando a água recuperada e recuperando a aceitação, e ainda aumentando a aceitação social do uso das águas residuais”, observa Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, a propósito do Dia Mundial da Água.

O relatório “Águas residuais: um recurso inexplorado” também destaca que uma melhor gestão das águas residuais é essencial para atingir as metas de Desenvolvimento Sustentável de 2030.

“Tem tudo a ver com gerir e reciclar cuidadosamente a água que percorre as nossas casas, fábricas, quintas e cidades”, afirma Guy Ryder, diretor-geral da Organização Internacional de Trabalho da ONU, pedindo a redução e a reutilização segura de mais águas residuais.

O Objetivo 6 de Desenvolvimento Sustentável tem metas específicas de diminuição da parte de águas residuais não tratadas e do aumento substancial da reciclagem e reutilização segura em termos globais (objetivo 6.3) bem como de apoiar os países nas tecnologias de tratamento, reciclagem e reutilização de águas residuais (objetivo 6.a).