Piscina Municipal de Alhos Vedros na Moita está energeticamente mais eficiente

Piscina Municipal de Alhos Vedros na Moita está energeticamente mais eficiente

Categoria Ambiente, Energia

A requalificação da Piscina Municipal de Alhos Vedros está agora concluída e irá reabrir a 21 de setembro, informa o município da Moita em comunicado.

Esta obra, tornou este equipamento, considerado como “estratégico para o desenvolvimento desportivo” de Moita, “energeticamente mais eficiente”. Além da melhoria do conforto térmico, está prevista uma “poupança energética (consumos) superior a 30%, em consequência de uma subida de duas classes energéticas”, refere o mesmo comunicado.

Decorrente da estratégia municipal para a energia sustentável, este investimento que ascendeu a 387 mil euros, foi enquadrado nos novos instrumentos de financiamento do Portugal 2020, designadamente no PO Lisboa, tendo beneficiado de uma comparticipação FEDER de 144 mil euros (37%). O Município da Moita suportou os restantes 63% (cerca de 243 mil euros).

Apesar da morosidade destes processos de candidatura, processos de aprovação por diversas entidades e concurso público, o município declara que “foi possível realizar a obra, mesmo em tempo de pandemia, cumprindo os prazos que estabelecemos, para abertura da piscina em setembro”.

No reinício das atividades, dependendo do evoluir da pandemia de Covid-19 e de acordo com as regras da Direção-Geral de Saúde, os utentes da piscina poderão usufruir das “melhorias introduzidas ao nível das janelas com aplicação de filtros, dos sistemas de iluminação interior, da ventilação e ar condicionado, da produção de águas quentes sanitárias e do tanque e da cobertura do plano de água”, refere o comunicado.

Estas ações, a par da introdução de sistemas de electro bombagem com variação de velocidade, de uma unidade de produção de autoconsumo fotovoltaica e da introdução de um sistema de gestão técnica centralizada, contribuirão para uma redução de emissões de CO2 da ordem das 88,7 toneladas por ano, de acordo com a auditoria energética realizada.