Prémio Ambiente Valormed 2017 premeia 57 farmácias comunitárias

Prémio Ambiente Valormed 2017 premeia 57 farmácias comunitárias

Categoria Ambiente, Resíduos

No dia 17 de Novembro, o Hotel Palácio do Governador recebeu a cerimónia de entrega do Prémio Ambiente VALORMED 2017. No evento foram premiadas 57 farmácias comunitárias de todos os distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas que, ao longo de 2016, recolheram as maiores quantidades de resíduos de medicamentos ou se distinguiram no trabalho desenvolvido em prol do projeto VALORMED.

Em 2016 foram depositadas 902 toneladas de resíduos nas farmácias, tal representando uma média cerca de 314 kg e 86 g entregue por cada português.

Luís Figueiredo, diretor-geral da VALORMED, sublinha que “é muito importante o papel que os farmacêuticos e os colaboradores das 2.878 farmácias aderentes têm e desempenham na educação da população, assim como na divulgação das campanhas de comunicação que são organizadas, transmitindo a indispensável e necessária visibilidade ao sistema.” Por outro lado, fez questão de alertar que “só nas farmácias comunitárias estão asseguradas as imprescindíveis condições de segurança para recolher resíduos de medicamentos, sublinhando que o alargamento da rede a outros locais pode colocar em causa a saúde pública.”