SodaStream luta contra uso de garrafas de plástico

SodaStream luta contra uso de garrafas de plástico

A SodaStream Internacional, marca de água gaseificada, anunciou hoje em comunicado que vai continuar a lutar contra o uso de garrafas de plástico. O anunciou ocorre no seguimento do envio de uma carta do presidente da Associação Internacional da Água Engarrafada (IBWA), Joseph K. Doss, pede para que a SodaStream pare de transmitir a campanha ‘Shame or Glory’, em que a marca defende a utilização de água da torneira para a produção de água gaseificada, em vez de água engarrafada.

Os impactos que as garrafas de plástico podem ter no ambiente, são já conhecidos. Nos Estados Unidos, a taxa de reciclagem deste tipo de produto é de apenas 37%, o que significa “o desperdício de 52 mil milhões de garrafas de plástico, por ano, acabam por ir parar aos oceanos, campos, terrenos e parques”, segundo o comunicado.

O mesmo documento evidencia que o efeito na vida marinha “é particularmente preocupante”. De acordo com um relatório da Greenpeace, intitulado “Plastic Debris in the World’s Oceans”, mais de 267 diferentes espécies de aves marinhas, tartarugas, focas, leões marinhos, baleias e peixes foram vítimas da ingestão de plástico ou emaranhamento.

Na carta que IBWA enviou à SodaStream, é referido que a água engarrafada é mais segura que a da torneira. Porém, a marca de água gaseificada contrapõe, explicando que “a água canalizada dos Estados Unidos é considerada uma das mais limpas e seguras de todo o mundo, como acontece em Portugal e na generalidade dos países europeus e desenvolvidos”.

Neste sentido, o diretor executivo da SodaStrem, Daniel Birnbaum, evidenciou: “não vamos deixar que as ameaças desta associação nos parem de tentar contribuir para salvar o nosso planeta”, assegurando que “a real e documentada ameaça para o meio ambiente é a utilização de garrafas de plástico de uso único”.

A campanha “Shame or Glory” inclui um vídeo de 3 minutos e uma campanha integrada no social media. A história do vídeo desta campanha – “que já foi visto mais de 20 milhões de vezes desde o seu lançamento há uma semana”, segundo a marca- retrata um episódio fictício de um assistente de produção que vai comprar água gaseificada num supermercado para abastecer um estúdio de filmagens. Este é perseguido pela atriz Hannah Waddingham, caracterizada da personagem Septa Unella da série Guerra dos Tronos, que abana o sino da vergonha e grita “Shame” ao assistente. Quando o assistente chega ao estúdio de filmagens, Thor Bjornsson, também ator da Guerra dos Tronos, explica-lhe os benefícios de utilizar a máquina Sodastream e água da torneira, em vez do hábito de usar e deitar para o lixo garrafas de plástico. O cilindro carbónico recarregável da Sodastream permite fazer mais de 60 litros de água engarrafada, substituindo a utilização única de uma média de 120 garrafas de plástico.