Veículos elétricos mais do que duplicam as vendas na Europa no segundo trimestre do ano

Veículos elétricos mais do que duplicam as vendas na Europa no segundo trimestre do ano

Categoria Ambiente, Energia

O mercado de veículos elétricos mais do que duplicou as vendas de viaturas novas na Europa no segundo trimestre, pode ler-se na Lusa.

Segundo um anuncio da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), as viaturas 100% elétricas representam 7,5% das vendas na Europa, contra 3,5% no segundo trimestre de 2020.

Mais de 210 mil veículos foram vendidos (+231,6%), com fortes aumentos na Espanha e na Alemanha, em particular, mas também na Áustria e na Bélgica.

Os automóveis a gasolina, cuja venda de veículos novos a Comissão Europeia propôs que termine na União Europeia (UE) a partir de 2035, representam menos de metade das vendas, com 1,17 milhões de veículos vendidos, o que corresponde a 41,8% do mercado, contra 51,9% no segundo trimestre de 2020.

Os híbridos recuperaram 19,3% do mercado, atrás dos carros a diesel (20,4%, contra quase 30% em 2020). Os híbridos ‘plug-in’ representam 8,4% do mercado, impulsionados por fortes vendas em Itália.

Lê-se ainda na Lusa, que são muitos os construtores automóveis que assumiram o compromisso de apostar em veículos elétricos, com a promessa de eliminar os motores de combustão das suas gamas até à década de 2030.