A Águas do Centro Litoral (AdCL) adjudicou a empreitada de construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Rabaçal, no município de Penela, num investimento superior a 1,8 milhões de euros.
Esta intervenção permite melhorar o tratamento de águas residuais, garantindo o cumprimento dos parâmetros legais de descarga, definidos pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, e reforçando a qualidade do serviço prestado à população.
Com esta empreitada, com um prazo de execução de 545 dias, a infraestrutura passará a integrar o Sistema de Saneamento do Mondego e estará preparada para tratar um caudal de 162,75 m3/dia de águas residuais domésticas, proveniente de 1.017 habitantes-equivalentes, o qual será depois devolvido ao meio hídrico.
A nova infraestrutura, que substitui a ETAR existente, utiliza um sistema de tratamento baseado em tecnologia de lamas ativadas em regime sequencial (SBR), com alta flexibilidade de operação, permitindo adaptar-se a variações sazonais de cargas de efluentes e garantir elevados níveis de eficiência ambiental. A solução contempla, também, a reutilização de água tratada para rega e lavagem de equipamentos, promovendo a economia circular.







































