Com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, foi formalizado um protocolo entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Águas do Douro e Paiva, que estabelece os termos da integração da Barragem de Fagilde no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Sul do Grande Porto.
A integração visa garantir maior segurança no abastecimento de água aos municípios recém-integrados e reforçar a capacidade de armazenamento do Sistema, promovendo soluções sustentáveis alinhadas com o eixo da Resiliência da Estratégia “Água que Une”.
Construída em 1984, a Barragem de Fagilde, que abastece Nelas, Penalva do Castelo, Viseu e Mangualde, apresenta anomalias estruturais e baixa segurança hidráulica.
Com este protocolo, a AdDP e a APA regulam os termos da colaboração para a reconstrução da Barragem de Fagilde, cujo investimento estimado é de cerca de 35 milhões de euros, duplicando a capacidade de armazenamento de água.
Até ao final de 2025, será celebrado o contrato de concessão de utilização do domínio público hídrico, oficializando a integração plena da infraestrutura no Sistema Multimunicipal.







































