Lisbon Green Valley apontado em Itália como referência em Sustentabilidade Imobiliária

Lisbon Green Valley apontado em Itália como referência em Sustentabilidade Imobiliária

Categoria Advisor, Investigação

O Belas Clube de Campo – Lisbon Green Valley foi alvo de estudo na Universidade de Nápoles, em Itália, com base na tese de Mestrado “Edifícios Sustentáveis e o Potencial dos Materiais” de Tiziana Lista, orientada pelo Prof. Manuel Duarte Pinheiro, do Instituto Superior Técnico.

O empreendimento foi, neste contexto, considerado um dos casos de estudo no que toca à sustentabilidade dos projetos imobiliários, cumprindo os critérios de certificação ambiental do sistema Lider A de modo particularmente rigoroso.

O Belas Clube de Campo – Lisbon Green Valley foi, assim, analisado segundo critérios como a integração no meio local, o ecossistema natural, a integração na paisagem, os recursos energéticos, a água, os materiais utilizados, a gestão de resíduos ou o ruído, tendo sido considerado o primeiro empreendimento residencial de nível internacional a certificar todos os componentes da sua cadeia de valor, desde o design à comercialização, incluindo a manutenção e operação do campo de Golfe e zonas verdes, proteção natural e apoio residencial, entre outros.

O trabalho refletiu sobre a importância da certificação ambiental de edifícios e a necessidade de assumir alguns dos critérios de sustentabilidade intrínsecos aos projetos imobiliários, por forma a melhorar o seu desempenho energético, desde logo no que toca à energia incorporada dos materiais de construção, que pode ter um impacte importante, embora menor que a energia utilizada na operação.

As Townhouses do Belas Clube de Campo – Lisbon Green Valley foram, assim, escrutinadas quanto às diversas soluções sustentáveis adotadas e que lhe tinham merecido uma classificação no critério da energia do LiderA de Classe A++.

Entre outros parâmetros, foram destacados a ventilação natural, o controlo de climatização, a iluminação natural, o isolamento térmico e acústico, os pontos de carregamento elétrico de carros, o sistema de painéis fotovoltaicos que alimentam baterias, o sistema de aquecimento e arrefecimento de pavimento radiante ou os materiais de construção adotados.

Recorde-se que as Townhouses do Belas Clube de Campo – Lisbon Green Valley foram também distinguidas recentemente com o Prémio Excelência em Eficiência Energética, atribuído pela ADENE – Agência para a Energia.