A Repsol alcançou um novo marco na sua estratégia para descarbonizar o transporte ao contar com 1.500 estações de serviço – 1.429 em Espanha e 71 em Portugal – que fornecem Diesel Nexa de origem 100% renovável. Este avanço reafirma o compromisso da empresa com os combustíveis renováveis e amplia o leque de tecnologias disponíveis para a mobilidade dos seus clientes.
Com esta conquista, a empresa posiciona-se como a rede de referência na Europa, tendo atingido mais de 210 milhões de litros vendidos até à data neste ano. Atualmente, mais de 40% da sua rede de estações já disponibiliza combustível renovável. Estes veículos representam 97% do parque automóvel espanhol e europeu.
Para atingir as metas climáticas, a Repsol destaca que é essencial reconhecer a contribuição dos combustíveis 100% renováveis na redução das emissões de CO2. O Diesel Nexa permite reduzir a pegada de carbono em até 90%, em comparação com o combustível fóssil que substitui, graças à menor intensidade de carbono da sua origem orgânica.
Valero Marín, Diretor Geral de Cliente da Repsol, afirma que “alcançar as 1.500 estações representa um avanço fundamental na nossa estratégia. Este marco reafirma o nosso compromisso com a redução de emissões e com a oferta de todas as alternativas energéticas que melhor se adaptem às necessidades dos clientes, contribuindo para uma mobilidade alinhada com a transição energética”.
Combustíveis Renováveis
Atualmente, a Repsol possui a primeira fábrica da Península Ibérica a produzir combustíveis 100% renováveis em larga escala, situada em Cartagena, focada em combustíveis sustentáveis para aviação (SAF) e para a mobilidade (diesel renovável). Em 2026, somará uma segunda fábrica em Puertollano, com capacidade para 200.000 toneladas anuais.
A esta aposta junta-se a Gasolina Nexa 95 de origem 100% renovável, fruto de duas décadas de investigação. Produzida no complexo de Tarragona com formulação do Repsol Technology Lab, este combustível já está disponível em 30 estações de serviço em diversas comunidades de Espanha, como Madrid, Catalunha e País Basco.
A plena expansão desta tecnologia em Portugal enfrenta desafios regulatórios. Ao abrigo do Decreto-Lei 84/2022, o fornecimento de combustíveis 100% renováveis está atualmente limitado a frotas cativas. A Repsol tem reiterado a importância de uma revisão do quadro legal que garanta estabilidade e permita o acesso universal a estes produtos, de forma que os consumidores portugueses possam escolher a tecnologia que melhor se adapta às suas necessidades, contribuindo para um futuro mais amigo do ambiente desde o primeiro quilómetro.
Esta abertura é fundamental para que o mercado português siga a trajetória de sucesso e acessibilidade demonstrada em Espanha, onde a infraestrutura já está plenamente ao serviço da população em 1.429 estações de serviço.







































