No âmbito da edição de 2025, Torres Vedras foi reconhecida com a Bandeira Verde ECOXXI pelo seu desempenho municipal na implementação de políticas e práticas sustentáveis. A cerimónia de entrega do Galardão teve lugar no Palácio Nacional de Mafra, no passado dia 12 de dezembro.
A Bandeira Verde ECOXXI é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50%. Torres Vedras alcançou o índice superior a 80%, o segundo melhor, destacando-se pelos resultados obtidos nos seguintes indicadores: Promoção da Educação Ambiental/EDS por iniciativa do Município; Certificação de Sistemas de Gestão; Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade); Cidadania, Governança e Participação; Qualidade do AR e Informação ao Público; Saúde e Bem-estar; e Turismo sustentável.
Ser um Município ECOXXI significa colocar a sustentabilidade no centro das estratégias de desenvolvimento do município. Este programa, composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, visa avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios aqueles que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas como a educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, a natureza, a mobilidade e a agricultura.







































