O ano de 2025 deixa uma marca histórica para a TRATOLIXO, visto que, pela primeira vez, a empresa vai ultrapassar as 500 mil toneladas de resíduos recebidos, o maior quantitativo de sempre. Além disso, irá registar valores recorde ao nível da recuperação de materiais que, fruto dos investimentos realizados este ano ao nível da inovação e melhoria da operação, em alguns casos aumentaram em cerca de 500%.
Este é um dos principais destaques da atividade de 2025 da empresa intermunicipal detida em 100% pela AMTRES – Associação de Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra para o Tratamento de Resíduos Sólidos –, responsável pelo serviço público de tratamento de Resíduos Urbanos produzidos pelos quase 900 mil habitantes dos quatro municípios.
No total, prevê-se que em 2025 os Municípios da AMTRES recolham mais de 45 mil toneladas de resíduos oriundos dos ecopontos. Por outro lado, prevê-se que a recolha seletiva de biorresíduos ascenda às 80 mil toneladas, o que corresponde a um aumento de 14% (cerca de 10 mil toneladas a mais que em 2024).
“Encerramos o ano de 2025 com resultados consistentes e avanços importantes para a TRATOLIXO. Os resultados anuais refletem o nosso compromisso com a eficiência e a sustentabilidade. Enquanto empresa intermunicipal responsável pelo serviço público de tratamento de resíduos urbanos produzidos nos municípios de Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra, a TRATOLIXO está comprometida em continuar a apostar em projetos inovadores que contribuam para manter e potenciar positivamente estes avanços ambientais no que diz respeito ao tratamento de resíduos”, afirma Nuno Soares, presidente do conselho de administração da TRATOLIXO.








































