A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinou este sábado, dia 20 de dezembro, quatro protocolos de colaboração técnica e financeira com o objetivo de proteger e valorizar os recursos hídricos do município de Beja.
O primeiro documento, subscrito pela APA, EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva e ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva, visa a elaboração e execução do Programa Especial para as Albufeiras de Alqueva e Pedrógão (PEAAP).
Com a assinatura deste protocolo dá-se, assim, um passo importante na conjugação de esforços para a salvaguarda dos recursos e valores naturais e de gestão compatível com a utilização sustentável do território das albufeiras do Alqueva e Pedrógão.
Os restantes três protocolos foram assinados entre a APA e a EMAS – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja no âmbito no Plano de Ação ProRios 2030, que integra a iniciativa Água que Une, e que tem como objetivo a reabilitação, valorização e restauro do Barranco do Sardão, da Linha de água paralela ao IP2 e do Barranco do Poço dos Frangos.
As intervenções preveem um investimento global de 225 mil euros na reabilitação de cerca de 2,5 quilómetros de linhas de água, em ações que pretendem reduzir o risco de cheias em meio urbano, melhorar o estado ecológico e hidromorfológico, reforçar a resiliência territorial face a eventos extremos e valorizar a paisagem dos espaços ribeirinhos.








































