A empresa biotecnológica espanhola Bioo lançou uma campanha de financiamento coletivo no valor de 500 mil euros através da plataforma de investimento ético Goparity. Esta colaboração permite a qualquer pessoa investir a partir de apenas 10 euros numa tecnologia pioneira que transforma jardins, parques e outras infraestruturas verdes em fontes de energia limpa, reduzindo o consumo de água e ajudando a arrefecer o ambiente envolvente.
Desde 2015, a Bioo tem como missão transformar cidades e ambientes agrícolas, através da integração de sistemas vivos, criando soluções que incorporam processos biológicos em infraestruturas urbanas. Hoje, detém já quatro patentes, de dispositivos, sistemas e métodos que demonstram a sua inovação proprietária. Os painéis Bioo são a primeira bateria biológica do mundo capaz de gerar eletricidade diretamente do solo, sem depender da luz solar nem de condições climatéricas. Para além de produzirem energia limpa, os painéis reduzem a evaporação da água, diminuindo, assim, o consumo de água na manutenção de espaços urbanos, melhoram o conforto térmico urbano e absorvem CO2.
“Estamos perante uma mudança de paradigma”, afirma Pablo Vidarte, CEO da Bioo e reconhecido pela lista Forbes 30 Under 30. “A nossa tecnologia capta os eletrões libertados durante a decomposição orgânica natural, criando um círculo virtuoso onde a energia limpa coexiste com a regeneração dos ecossistemas urbanos”, acrescenta.
Com este financiamento, a Bioo planeia instalar 461 mil Bioo Panels em 115 mil m² de projetos internacionais já contratados. Só no primeiro ano de funcionamento, esta expansão poderá permitir gerar mais de 8.760 kWh de eletricidade limpa, poupar 126 milhões de litros de água e evitar a emissão de mais de 926 toneladas de CO2.
“A Bioo representa exatamente o tipo de inovação que queremos disponibilizar aos nossos investidores: soluções sustentáveis, escaláveis e com impacto positivo real. É uma empresa apoiada por investidores de renome e com projetos já implementados em várias partes do mundo”, explica Nuno Brito Jorge, CEO da Goparity.









































