No próximo dia 16 de setembro, começa mais uma edição da Semana Europeia da Mobilidade, encerrando com o Dia Europeu Sem Carros, a 22 de setembro.
À data, esta edição conta com a participação de 34 países, respetivamente com a adesão de 1.102 localidades. Portugal tem já registados 60 municípios participantes e as inscrições mantêm-se abertas até ao próprio dia 16 de setembro.
Esta iniciativa visa a mudança de comportamentos em favor da mobilidade ativa, dos transportes públicos e de outras soluções de transporte limpas e inteligentes pelo que se revela uma excelente oportunidade para a promoção e implementação de uma política de transportes mais sustentável e, consequentemente, a essa mudança de paradigma de comportamentos e foco na maior qualidade de vida das nossas cidades e vilas.
À semelhança dos anos anteriores a Comissão Europeia escolheu um tema para esta edição, esperando inspirar os diversos programas dos municípios participantes nas ações a desenvolver: “Mobilidade para todos”, mantendo o slogan “Combina e Move-te!”.
Este tema foca essencialmente a pobreza nos transportes e pretende sublinhar a importância e necessidade de assegurar que todas as pessoas possam ter acesso a transporte sustentável, independentemente do seu rendimento, localização, género ou competências; uma maior equidade social numa sociedade em que os serviços de transporte estejam disponíveis, sejam acessíveis, baratos, inclusivos e seguros, garantindo que o transporte público, deslocar-se a pé e /ou de bicicleta, sejam opções justas para todos, permitindo a deslocação e acesso ao local de trabalho, aos estabelecimentos escolares e a serviços essenciais.









































